sábado, 18 de janeiro de 2025
Foto: Freepik
Sabe aquela frase famosa “é melhor prevenir do que remediar”? Pois foi o que o Governo Estadual fez nesta quarta feira (02), ao anunciar um decreto preventivo de emergência sanitária em decorrência da H5N1 que pode acometer aves e humanos.
Apesar de todo o alarde feito e a repercussão em portais e páginas de notícias nas redes sociais, não há um caso registrado da gripe aviária em Goiás, ainda bem.
Tal ação foi justificada para evitar um desastre econômico e possivelmente humanitário. Basta só voltar ao tempo e em 2009 o mundo ficou em alerta máximo contra a H1N1. Sorte a nossa naquela época a epidemia não ter se transformado em uma pandemia.
Com milhões de aves por aí em granjas, fazendas e casas em locais urbanos, não se pode dar bobeira em uma época em que terminamos recentemente de viver uma pandemia global de uma outra cepa desconhecida do Corona.
E o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) acertam em cheio ao orientar Estados com ações educativas, para produtores de pequeno porte e decretar situação de emergência, para algo que não podemos ver, mas que podemos sentir se não prevenirmos.
Se você souber de qualquer caso suspeito da Influenza aviária, deve entrar em contato por meio do telefone: 0800 646 1122 ou pelo WhatsApp: (62) 98164-1128.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Abecat venceu o Goiânia em casa enquanto Atlético e Jataiense não saíram do zero