sábado, 18 de janeiro de 2025

Coluna Marcos Paulo: DEPOIS DA EUROPA E ÁFRICA, AGORA É A VEZ DA PODEROSA CHINA VIR A GOIÁS

POR Marcos Paulo dos Santos | 15/08/2023
Coluna Marcos Paulo: DEPOIS DA EUROPA E ÁFRICA, AGORA É A VEZ DA PODEROSA CHINA VIR A GOIÁS

Foto: Gilmar Félix

P

Pela primeira vez, um representante máximo da China virá a Goiás para acompanhar de perto o desenvolvimento econômico do Estado. O embaixador chinês Zhu Qingqiao será recepcionado mais precisamente às 13h desta terça-feira (15), por autoridades estaduais para uma agenda de três dias na região.

 

 

Em uma conversa que tive com o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Paulo Martins, soube que podem estar presentes na visita, o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, juntamente com o presidente da Comigo, Antônio Chavaglia. Eles devem ir para Goiânia para a recepção.

 

 

Esta é a segunda vez em menos de uma semana, que uma delegação estrangeira vem para tentar descobrir a receita do sucesso do desenvolvimento econômico do Estado. Na semana passada, representantes da Europa, África e América Central visitaram instalações de uma fabricante de bioinsumos, em Jataí.

 

 

Dessa vez, a gigante asiática visitará um frigorífico em Inhumas. A comitiva quer saber como é feito o processo de produção, desde o abate até história da empresa. Carne é o interesse para eles. A China é o principal parceiro comercial de Goiás e tem dependido bastante dela para se manter forte. Só em 2022, o país asiático respondeu por 53% do faturamento de Goiás em exportação, o equivalente em US$ 6,2 bilhões de dólares. O numero só aumenta a cada ano.

 

 

É importante ver que anos passados, Goiás e por consequência o Brasil tem se tornado um player internacional de produção de matéria prima e deixado de ser um mero quintal dos Estados Unidos para ser um concorrente. Espero que com esse reconhecimento, o país invista não somente no que está dando retorno, mas também em outros segmentos econômicos, como a manufatura por exemplo. Ondas de bonança passam e é importante que Goiás se atente a isso para não virar novamente um quintal (da China).

 

 

Este texto não reflete necessariamente a opinião do Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: