quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Foto: Agrodefesa
Goiás tem surpreendido com a sua produção animal. Os números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que houve 913,7 mil abates de bovinos no segundo trimestre deste ano. O que representa alta de 23,6% em relação ao primeiro trimestre do ano e 25,9% em comparação ao segundo semestre de 2022.
Destaque também para a produção de ovos no estado (aumentou +4,6%, com 55,8 milhões de dúzias). O couro (+21,1% com mais de 1 milhão de peças produzidas) e o leite (+7,5% com 519,7 milhões de litros) também avançaram frente ao mesmo período no ano anterior.
Isso mostra que a cada ano o cuidado animal tem sido cada vez levado a sério, tanto por quem produz, tanto por quem monitora o setor agropecuário e aviário.
A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) se gabou e com toda a razão sobre os dados divulgados. A importância de programas de controle de erradicação de doenças, monitoramento, vigilância, apoio técnico e inspeção são fundamentais para um ambiente de criação com melhor sanidade possível, o que reflete em mais animais sadios e prontos para o abate/produção.
Este texto não reflete necessariamente a opinião do Jornal Somos.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.