quarta-feira, 03 de julho de 2024

Coluna Cairo Santos: REDE ESTADUAL DE ENSINO EM GOIÁS PODE PROMOVER EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO EM ESCOLAS

POR Cairo Santos | 02/02/2024
Coluna Cairo Santos: REDE ESTADUAL DE ENSINO EM GOIÁS PODE PROMOVER EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO EM ESCOLAS

Foto: Reprodução/Seduc-GO

A

A falta de educação no trânsito nas ruas de cidades goianas é facilmente notada. Dirigir em algumas cidades goianas é um verdadeiro teste de paciência tamanha é a falta de educação no trânsito. Para especialistas uma das medidas que poderá melhorar isso é levar para as escolas o ensino obrigatório de trânsito que teria o objetivo de despertar nas crianças o censo de responsabilidade ao dirigir e poder até cobrar dos pais uma postura mais responsável no trânsito. Parece que um projeto neste sentido esta prestes a acontecer por parte da Secretaria Estadual de Educação.

 

Projeto tem como objetivo conscientizar condutores e pedestres, incentivar as boas práticas no trânsito e preparar os estudantes para serem condutores mais humanos e conscientes.

 

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) firmou uma parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para a implantação do projeto ‘No Trânsito, o Sentido é a Vida’.

 

A iniciativa é direcionada às unidades escolares da rede pública estadual e tem como proposta conscientizar condutores e pedestres por meio do incentivo à adoção de boas práticas no trânsito.

 

Outro foco do projeto busca preparar melhor as crianças e jovens de forma a alcançar um trânsito menos violento e mais humanizado, visando envolvem também os pais e familiares dos alunos.

 

As ações serão desenvolvidas entre o primeiro semestre de 2024 e prosseguem até o final de 2026. Uma delas trata da implantação de um componente curricular específico de Educação Para o Trânsito, direcionado aos alunos do Ensino Fundamental e Médio.

 

Outra ação em andamento é a formação de professores/instrutores que atuarão como multiplicadores nas instituições de ensino da rede em 2024. As inscrições para o curso de Instrutor e Examinador de Trânsito serão abertas ainda no mês de fevereiro.

 

Serão ofertadas 105 vagas distribuídas entre três turmas e podem se inscrever professores efetivos ou com contrato com duração mínima vigente de dois anos. A formação de 208 horas será toda à distância.  

 

O projeto também prevê a criação de uma agenda conjunta para promoção de ações educativas e ainda a implantação de curso teórico-técnico para obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para os alunos do Ensino Médio.

 

Em reunião com a secretária de Educação, Fátima Gavioli, nesta quinta-feira (1º/02), o presidente do Detran Goiás, Waldir Soares de Oliveira, explicou que a parceria tem como proposta levar a educação para o trânsito para o cotidiano das escolas da rede estadual.

 

Para Fátima Gavioli, o envolvimento das crianças no projeto é fundamental para que a iniciativa dê certo.

 

Esta é uma demanda que em minha opinião já deveria ter sido implantada há muito tempo, pois acredito que é muito mais fácil ensinar a importância de um trânsito seguro para crianças, futuros motoristas, do que para aqueles que já são adultos e acreditam saber tudo. Fica a sugestão para o secretario municipal de educação aqui de Rio Verde.

 

 

Esse texto não reflete necessariamente a opinião do Jornal Somos.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: