quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Goiás

Coluna Cairo Santos: QI DE MACACO SUPERIOR AO DE UM HUMANO, PODE ISSO?

POR Cairo Santos | 29/06/2023
Coluna Cairo Santos: QI DE MACACO SUPERIOR AO DE UM HUMANO, PODE ISSO?

Foto: Reprodução/Redes sociais

S

Se falar bobagem emitisse prêmio, o deputado federal goiano Gustavo Gayer (PL) seria o parlamentar brasileiro mais premiado do mundo.


Durante uma entrevista a um podcast na última sexta-feira (23), o deputado afirmou que os países africanos não possuem "a mínima capacidade cognitiva”. Segundo Gayer, a população no Brasil está "seguindo o mesmo caminho", afirmando que a população "está emburrecida”. O youtuber que estava junto na conversa afirmou, ainda, que o Quociente de Inteligência (QI) da população seria menor que o de macacos. "Sabia que tem macaco com QI de 90? O QI na África é de 72. ″ Isso gerou o comentário de que a falta de "capacidade cognitiva" seria o motivo do surgimento de ditaduras no continente.


Gayer tem se esforçado para se manter sempre em evidência e chamando atenção da mídia, sempre com falas polêmicas que não tem nada a ver com a função de um deputado federal. Propor leis, até agora nada.


Após a repercussão da fala, as deputadas federais Duda Salabert (PDT-MG) e Tabata Amaral (PSB-SP), informaram, nesta quarta-feira (28), que vão apresentar o pedido de cassação de Gayer ao Conselho de Ética, o que não seria o primeiro.


Salabert publicou nas redes sociais que a "Câmara não pode ser espaço para racista" e que o parlamentar "deveria ser preso, além de perder o mandato”. Já Tabata disse que as falas de Gayer propagavam o preconceito racial de forma "escancarada" e cobrou que o Legislativo atue na ação. "Chega do Congresso ser tolerante com falas criminosas e preconceituosas”, afirmou.


O deputado Gayer respondeu às críticas, dizendo que sua fala foi tirada de contexto. Ele explicou que o QI da população africana na realidade seria menor por conta da subnutrição, que acabava afetando a educação e o conhecimento. Dessa forma, os ditadores promoviam isso de forma proposital.


“A deputada do PSol e a imprensa me acusam de racismo e entram pra fila dos que querem me prender e cassar o meu mandato”, ressaltou Gayer.

Será que os 200.586 eleitores que votaram em Gayer em 2022 concordam com ele e se consideram com QI inferior ao de um macaco? Fica a pergunta.

 

Esse texto não reflete necessariamente a opinião do Jornal Somos.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: