quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Coluna Cairo Santos: NÚMEROS COMPROVAM, GOIÁS ESTÁ SE TORNANDO O ESTADO MAIS SEGURO DO BRASIL

POR Cairo Santos | 20/07/2023
Coluna Cairo Santos: NÚMEROS COMPROVAM, GOIÁS ESTÁ SE TORNANDO O ESTADO MAIS SEGURO DO BRASIL

Foto: Divulgação

A

A Constituição Brasileira afirma que a segurança do cidadão é dever e obrigação do Estado, mas nem sempre é assim que a banda toca. Não é raro o Estado terceirizar a segurança pública, transferindo esta responsabilidade para o próprio cidadão que precisa se armar e morar em fortalezas para não ser assaltado. Goiás, segundo os números, tem ido à contramão dessa realidade. De janeiro a junho deste ano, 128, dos 246 municípios de Goiás, não registraram nenhum homicídio. A informação foi repassada nesta terça-feira (18) pelo governador Ronaldo Caiado durante apresentação dos números apurados pelo Observatório da Segurança Pública. As estatísticas apontaram ainda queda em praticamente todos os índices criminais, em relação ao mesmo período de 2022.

 

 

A exceção nas reduções aconteceu nos casos de feminicídio, que, segundo a Secretaria de Segurança Pública de Goiás, se mantiveram iguais aos registrados no ano passado, quando 30 mulheres foram assassinadas pelos companheiros, ou ex. 

 

 

Os homicídios, por outro lado, caíram 12,4%, e os roubos de cargas, 60%.

 

 

De janeiro a junho deste ano, conforme expõe o relatório, 508 pessoas foram assassinadas em Goiás. No ano passado, este número, no mesmo período, chegou a 579. O roubo seguido de morte, conhecido como latrocínio, reduziu 80% em 2023, caindo, de 15 no ano passado, para apenas três.

 

 

Nos seis primeiros meses deste ano, as forças de segurança pública apreenderam em Goiás mais de 20 toneladas de drogas e retiraram 2.452 armas de fogo de circulação. Roubos em propriedades rurais também reduziram 25%, caindo, de 57 no ano passado, para 43 este ano.

 

 

Já os roubos de carga reduziram, de 54, no ano passado, para 20 em 2023, o que representa uma queda de 63%. Ao todo, as policiais civil e militar realizaram, nos seis primeiros meses deste ano, 13.751 prisões em flagrante, e desarticularam 105 quadrilhas. Estes são os números, a pergunta é: será que a população está sentindo isso, na prática? Responda se puder.

 

 

Esse texto não reflete necessariamente a opinião do Jornal Somos.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: