quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpre uma das suas promessas de campanha e se reúne nesta sexta-feira, 27, com a maioria dos governadores brasileiros. Todos foram convidados. A principal pauta do encontra será debater propostas de importância para os estados. O encontro acontece no Palácio do Planalto.
A reunião contará com a participação de, ao menos, 23 governadores. Entre eles estará Tarcísio de Freitas (SP), Romeu Zema (MG), Cláudio Castro (RJ) Eduardo Leite (RS) e Ronaldo Caiado (GO).
Entre as principais propostas que serão discutidas estão melhorias em infraestrutura, cobrança de impostos e andamento da Reforma Tributária.
Leite e Ronaldo Caiado (Goiás), por exemplo, querem a retomada da cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os combustíveis. O desconto no imposto foi liberado no ano passado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e impactou na queda do preço dos combustíveis. Lula então decidiu manter o decreto nos dois primeiros meses do ano para encontrar outras soluções que não prejudiquem as contas estaduais. O que chama atenção dos goianos nesta pauta do governador Caiado é o imposto do agro criado com o discurso de minimizar os prejuízoscom o congelamento da cobrança do ICMS. Caiado tem dito que Goiás perde 39% da sua capacidade de arrecadação com a medida do governo federal. Caiado vai propor no encontro que o governo federal crie uma politica compensatória aos estados.
Os chefes dos estados ainda devem cobrar o fortalecimento do SUS e investimentos na Farmácia Popular. Governadores do Nordeste também vão cobrar investimentos para a redução da fome na região.
GOVERNADOR DO RS AGORA É CIDADÃO GOIANO
Na manhã desta quinta-feira, 26, sessão solene extraordinária na Assembleia Legislativa de Goiás foi realizada para entregar o Título de Cidadania Goiana ao governador reeleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB). Eduardo Leite, que vai assumir a presidência nacional do PSDB no dia 2 de fevereiro, destacou os novos rumos que a sigla deve seguir ao empossar novas lideranças. Ao falar com a imprensa ao final da homenagem, ele, que vem sendo apontado pelo partido como símbolo de renovação, destacou que o PSDB em Goiás tem como referência o ex-governador e líder do partido estadual, Marconi Perillo. O governador do RS será formalizado como vice-presidente do PSDB em reunião da Executiva Nacional. Posteriormente, no dia 2, assumirá como presidente interino, com a renúncia da atual direção, Bruno Araújo. O líder peessedebista frisou ainda que agora o partido passa por um novo ciclo, um novo momento com novas circunstâncias políticas.
O ex-governador Marconi Perillo considerou o governador gaúcho como um dos líderes mais importantes do partido e relembrou a relevância da sigla tucana na Constituinte, na criação e valorização do Real e na responsabilidade fiscal. Segundo ele, o governador Leite dará bons exemplos ao Brasil e poderá contar, em Goiás, com companheiros que não são incoerentes. O que faltou mesmo na solenidade foi exaltar os feitos de Eduardo Leite em prol do povo goiano para justificar tamanha homenagem.
BRASIL É O PAÍS QUE MAIS MATA TRANSEXUAIS E TRAVESTIS PELO 14º ANO SEGUIDO
Mais uma notícia que deve envergonhar o povo brasileiro e mais uma vez coloca o Brasil em maus lençóis com a comunidade internacional. A Antra (Associação Nacional de Travestis e transexuais) em seu relatório anual afirma que levantamento aponta ser o Brasil, pelo 14º ano seguido, o pais com maior número total de homicídios de pessoas travestis e transexuais. Segundo ele, 131 indivíduos foram mortos no país em 2022.
A maioria das vítimas tinha entre 18 e 29 anos, próximo à expectativa de vida de uma pessoa trans no Brasil, 35 anos. Apesar disso, a taxa é 6% menor se comparada ao registrado em 2021, quando houve 140 homicídios. Os dados foram divulgados na tarde desta quinta-feira (26), quando o dossiê foi entregue ao ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida. Durante esta semana, o ministro recebe várias personalidades trans. O Dia da Visibilidade Trans é comemorado no próximo domingo (29). O dossiê também ressalta que a maioria dos crimes aconteceu durante a noite, com pessoas que se prostituem para sobreviver.
Para traçar o mapa da violência, a pesquisa da Antra levou em conta fontes primárias de informação, como entidades responsáveis pela segurança pública, Poder Judiciário e imprensa. Também foram usadas fontes secundárias, como redes sociais, relatos testemunhais e instituições de direitos humanos.
No início deste mês, governo Lula (PT) criou uma secretaria especial LGBTQIA+. A titular da pasta é uma travesti, SymmyLarrat, ex-presidente da ABLGT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transexuais). Junto ao Ministério da Justiça, a secretaria LGBT+ articula projetos para proteção da população trans, inclusive com participação da Antra e as deputadas Erika Hilton (PSOL-SP) e Duda Salabert (PDT-MG), as primeiras parlamentares transgênero da história do Congresso Nacional.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.