sábado, 23 de novembro de 2024
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
As pessoas estão morrendo, mas mesmo assim a procura pela vacina continua abaixo do esperado pelas autoridades de saúde do Estado de Goiás. A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) confirmou a 12ª e a 13ª morte por gripe no estado, nesta quarta-feira (26). Trata-se de uma mulher idosa e de uma recém-nascida. No estado, a cobertura vacinal está em 18,11% dentro do público-alvo da campanha.
A 12ª morte foi por influenza A (H1N1). A vítima é uma mulher idosa, moradora do município de Catalão, na região sudeste do Estado. Ela lidava com doença renal e cardíaca.
Já a 13ª morte foi por influenza B, da linhagem Victoria. Trata-se de uma recém-nascida, de sete dias, de Abadiânia.
Segundo dados do Sistema Único de Saúde (SUS), a população alvo da campanha atual de vacinação é de 2.581.196 pessoas, que incluem gestantes, idoso, puérperas, trabalhadores de saúde e professores. Das quais, 18,11% se vacinaram.
Na semana passada, a pasta havia confirmado outras 6 mortes. Uma delas é uma mulher de 43 anos, que morava em Iporá e não tinha registro de comorbidades. Em Rio Verde segundo a diretora de vigilância em Saúde da secretaria municipal, Marina Porto, pouco mais de 20% do público alvo foi vacinado. A Secretaria reforça que vários postos de saúde espalhados pela cidade continuam atendendo a população que não tem custo nenhum para se vacinarem.
MAIOR LEGADO DE LISSAUER VIEIRA COMPLETA UM ANO
Na politica a pouco tempo, Lissauer Vieira já pode comemorar um grande legado enquanto esteve a frente do poder Legislativo de Goiás: a construção, que estava empacada a vários anos, do prédio do Poder Legislativo de Goiás.
Gestor nato, de trajetória política exemplar e com uma extensa lista de realizações enquanto esteve à frente do Poder Legislativo, o ex-deputado e ex-presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira, deixou marcas históricas, sendo o Palácio Maguito Vilela a principal delas. Entregue em abril do ano passado, a sede da Casa de Leis completa um ano hoje dia 27, uma conquista recente, mas que ficará perpetuada por várias e várias gerações.
Erguida em tempo recorde e em meio a todas as adversidades da pandemia da Covid-19, a moderna e imponente sede do Legislativo goiano é, sem dúvidas, um dos grandes legados deixados por Lissauer Vieira, que através do seu compromisso público, concretizou um sonho acalentado por mais de 20 anos. Com esse feito histórico, o Poder Legislativo de Goiás tem, pela primeira vez, o seu prédio próprio que, inclusive, já se tornou um dos cartões postais de Goiânia.
Para o ex-presidente da Alego, a entrega do Palácio Maguito Vilela foi mais que uma conquista de sua gestão, foi um resultado concreto da união de esforços de pessoas que “acreditaram e fizeram acontecer”. “Com muito trabalho, responsabilidade e, principalmente, com a união de forças dos deputados da 19ª Legislatura, dos diretores e servidores, conseguimos entregar para a nossa população esse prédio que hoje é patrimônio de todos os goianos. Acreditamos juntos, sonhamos juntos e fizemos acontecer”, ressaltou Lissauer Vieira. Parabéns a esse politico jovem, mas que tem enchido de orgulho todos nos rio-verdenses.
SEM QUERER TAMBÉM É CRIME?
Aguardado com muita expectativa o ex-presidente Jair Bolsonaro prestou depoimento à Polícia Federal (PF), nesta quarta-feira (26), conforme determinado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), na investigação dos atos golpistas do dia 8 de janeiro. De acordo com a defesa de Bolsonaro, a postagem feita por ele com mentiras sobre o sistema eleitoral foi "acidental".
Opostlevantou suspeitas do envolvimento do ex-presidente com os atos golpistas que resultaram na invasão e na destruição das sedes dos Três Poderes, em Brasília.
Advogado de defesa de Bolsonaro, Fábio Wajngarten disse que o ex-presidente respondeu a todas as perguntas feitas no depoimento, e que teria, inclusive, repudiado os ataques do dia 8 de janeiro. “As eleições de 2022 são página virada para ele, que condena os atos em Brasília”.
A publicação da FakeNews em uma rede social pelo ex-presidente foi acidental, segundo os advogados, após Bolsonaro tentar salvar o vídeo contendo informações falsas com críticas ao sistema eleitoral brasileiro e com questionamentos sobre o resultado das eleições.
Na avaliação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, a referida postagem pode indicar ligação entre Bolsonaro e os atos golpistas, motivo pelo qual foi determinado à PF que o interrogasse.
Perguntados sobre o caso das joias e dos presentes dados ao ex-presidente pelo governo da Arábia Sauditae guardados na casa do ex-piloto de Fórmula 1 Nelson Piquet os advogados negaram qualquer irregularidade. Com relação aos kits de joias, a defesa disse que, nem Bolsonaro nem a esposa, Michele, sabiam de sua existência. Será?
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Recomendação foi feita após incidente entre as torcidas organizadas de Palmeiras e Cruzeiro