terça-feira, 01 de outubro de 2024

Goiás

Coluna Cairo Santos: GOIÁS SUPERA EXPECTATIVA E É CAMPEÃO NA GERAÇÃO DE EMPREGOS

POR Cairo Santos | 04/08/2023
Coluna Cairo Santos: GOIÁS SUPERA EXPECTATIVA E É CAMPEÃO NA GERAÇÃO DE EMPREGOS

Foto: Marcelo Camargo

A

Apesar de diminuir mês a mês, o desemprego formal no Brasil continua preocupando. Goiás anda na contramão do País e registra números de empregos formais no campo que deixa os goianos otimistas quando a empregabilidade. Goiás foi o Estado do Centro-Oeste que mais criou postos formais de trabalho no campo nos primeiros seis meses do ano. 

 

 

Com 50.945 admissões e 41.090 desligamentos, o agro goiano registrou saldo positivo de 9.855 vagas no período. Em segundo lugar ficou o Mato Grosso, com 8.347 vagas; e em terceiro, o Mato Grosso do Sul, com 5.352 vagas. Os números foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da plataforma do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).

 

 

O resultado obtido pelo agronegócio goiano foi bastante influenciado pelo desempenho das lavouras temporárias, que responderam pela criação de 7.443 empregos com carteira assinada. O segmento de “cultivo de cana-de-açúcar” foi um dos destaques, com 2.827 vagas criadas. Números relevantes também vieram do grupo de “atividades de apoio à agricultura e à pecuária”, que contribuiu com 2.360 vagas.

 

 

Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende lembra que estas novas vagas ajudaram a elevar em 8,6% o número de pessoas trabalhando com carteira assinada no campo em Goiás. O estoque de empregos no setor chegou a 124.861. 

 

 

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) é um registro obrigatório e permanente de admissões e dispensas de colaboradores contratados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Além de servir de termômetro do andamento de parte da economia real do país, é amplamente utilizado em estudos, pesquisas, projetos e programas nas esferas privada e governamental. Um deles é o Seguro-Desemprego. 

 

 

Rio Verde continua fazendo bonito e se garante como uma das cidades com o maior número de criação de empregos formais no País, mantendo a tradição de cidade que oferece grandes oportunidades para as pessoas viverem bem. Este é mais um presente que os rio-verdenses ganha nas comemorações dos seus 175 anos de vida. Parabéns a todos nos rio-verdenses de nascimento ou adoção.

 

 

Esse texto não reflete necessariamente a opinião do Jornal Somos.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: