sábado, 18 de janeiro de 2025

Goiás

Coluna Cairo Santos: GOIÁS COMEMORA O ÍNDICE VACINAL

POR Jornal Somos | 28/12/2022
Coluna Cairo Santos: GOIÁS COMEMORA O ÍNDICE VACINAL

Redação Jornal Somos

C

Criadores de gado e autoridades goianas comemoram o índice vacinal conseguido na última campanha contra a febre aftosa em Goiás. A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) divulgou os números da última campanha de vacinação contra febre aftosa no Estado, que alcançou índice vacinal de 98,59%. No total foram vacinados 23.583.366 bovinos e bubalinos de todas as idades, de um total estimado em 23,9 milhões de cabeças.

 

 

Esta foi a última etapa de imunização do rebanho contra febre aftosa, já que a partir de 2023 a medida será suspensa, conforme decisão já anunciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

 

 

Iniciada no dia 1º de novembro e concluída no dia 17 de dezembro, a segunda etapa de 2022 abrangeu também a vacinação contra a raiva de bovinos, bubalinos, equídeos, caprinos e ovinos, em 121 municípios considerados de alto risco para a doença.

 

 

O resultado da campanha é fruto do esforço do Governo de Goiás junto aos pecuaristas, com suas entidades representativas e atuação efetiva dos profissionais da área agropecuária, em especial da equipe da Agrodefesa. O Estado está há 26 anos sem registro de focos de aftosa.

 

 

Os dados relativos ao número de animais vacinados e ao índice vacinal contra aftosa ainda não são definitivos. Até o dia 30 de janeiro de 2023, os profissionais da Agrodefesa vão notificar os pecuaristas que deixaram de vacinar seus animais para regularizarem a situação. A meta final é que 100% do rebanho esteja protegido para garantir as condições sanitárias exigidas pelo mercado. Os criadores que deixaram de vacinar ou não apresentaram declaração vacinal ficam bloqueados no Sidago para movimentação e comercialização dos animais. Além disso, são multados em R$7 por cabeça não vacinada e em R$300 por propriedade não declarada. O próprio sistema da Agrodefesa possui o registro das propriedades inadimplentes, que passam a ser fiscalizadas para o cumprimento dos requisitos legais.

 

 

 

Para regularizar a situação, é preciso requerer a vacinação assistida, que é realizada com acompanhamento da Agrodefesa. Somente após essa providência a propriedade é liberada para movimentação dos animais. Parabéns aos criadores pelo índice alcançado.

 

 

PARA FECHAR O ANO COM UMA DÍVIDA A MENOS

 

 

 A Saneago está promovendo uma ação para que pessoas com débitos na conta de água, até a referência de outubro de 2021, possam regularizar seus débitos. O feirão acontece até quinta-feira (29/12).

 

Com descontos de até 80% sobre os valores de multa, juros e atualização monetária, para pagamentos à vista, a Saneago dispõe de equipes para negociação nas unidades do Vapt Vupt, desde 28 de novembro.

 

No caso de pagamento parcelado, o desconto é progressivo e varia de 20% a 75%, dependendo da situação do débito e quantidade de parcelas, que está disponível em até 200 vezes. Para participar da ação promovida pela Saneago, basta procurar as agências de atendimento presencial da companhia ou as unidades do Vapt Vupt, mediante agendamento prévio pelo site www.vaptvupt.go.gov.br.

 

Em caso de negociação à vista, pode ser feita tanto pelo proprietário do imóvel, quanto por terceiros interessados, desde que apresente o documento de identidade ou CPF, além de telefone de contato. Para negociações parceladas, somente o proprietário do imóvel poderá fazê-la, mediante apresentação de identidade, CPF e telefone para contato, além de documento que comprove a posse do imóvel. Em caso de o cliente não ser proprietário do imóvel, deverá portar uma procuração com poderes específicos para a negociação dos débitos.

 

Além disso, o cliente que tenha a titularidade da conta, embora não seja proprietário do imóvel, poderá prosseguir com a negociação normalmente. Boa oportunidade para chegar o ano novo sem nenhuma dívida.

 

 

A FORÇA NACIONAL VAI ATUAR NA POSSE DE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

 

Um decreto do Ministério da Justiça e da Segurança Pública autorizando a atuação da Força Nacional em apoio à Polícia Rodoviária Federal (PRF) na  posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), na manhã desta quarta-feira (28). A ação ganhou o nome de "Operação Posse Presidencial 2023" e teve início na terça (27). 

 

A cerimônia de posse de Lula tem causado tensão na equipe de segurança que cuidará do evento. A preocupação aumentou, ainda mais, após a tentativa de ataque terrorista ocorrida próxima ao Aeroporto Internacional de Brasília, no último sábado (24). Segundo a polícia, o atentado foi planejado pelo SR. George Washington de Oliveira Sousa, autuado e preso no mesmo dia por terrorismo. Ele confessou ser o responsável por implantar um artefato explosivo em um caminhão carregado com combustível e que pretendia tentar provocar a decretação de estado de sítio no país. 

 

Com o homem, a polícia apreendeu um arsenal com armas e munições em situação irregular. Ontem, dia 27, mais uma vez o esquadrão antibomba da policia civil do DF foi acionado para checar uma nova suspeita de bomba na área hoteleira. Próximo a casa de gás de um hotel foi abandonada uma mochila que mais tarde descobriu não se tratar de outra bomba. Brasília vive momentos de muita ansiedade e preocupação com aproximação da posse do novo presidente brasileiro eleito em outubro. De novo, até quando?

 

 

Coluna escrita por Cairo Santos - Jornalista Político e Esportivo

 

Contato: (64) 98116-3637

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: