quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Goiás

Coluna Cairo Santos: COMO É QUE FICA CAIADO?

POR Thaynara Morais | 23/01/2023
Coluna Cairo Santos: COMO É QUE FICA CAIADO?

Arquivo/Secom

C

Com aproximação do mês de fevereiro cresce a expectativa entre aliados do governador Ronaldo Caiado (UB) com o anúncio de uma reforma administrativa para abrigar aliados políticos. O governador ainda se recupera de uma cirurgia cardíaca e prometeu iniciar essa reforma em fevereiro. O que tem preocupado aliados é que o governador tem mantido silêncio absoluto sobre o assunto e até agora nenhuma liderança política foi procurada para discutir indicação. A situação se repete em Rio Verde onde o governador foi muito bem avaliado e tem no prefeito Paulo do Vale (UB) um aliado forte. No primeiro governo de Caiado Paulo do Vale disse que não era prioridade a indicação de membros para o governo e sim conseguir recursos para o município. Não indicou ninguém, mas também não recebeu os recursos esperados. Agora pela importância política do município que pretende liderar o Sudoeste Goiano é fundamental que o município seja representado no primeiro escalão do governo em pastas significativas. Vamos aguardar a postura das nossas lideranças, se será de chute na porta ou aplausos para sempre.

 

 

 

A VERGONHA NO TERRITÓRIO IANOMAMI.

 

As imagens de indígenas desnutridos vêm circulando nas redes sociais e têm chocado e envergonhado o país. Uma das fotos mostra uma senhora extremamente magra sobre uma balança, mas ontem uma Associação Yanomami publicou nota informando que a indígena morreu em virtude de seu avançado estado de desnutrição e pediu que a imagem não circulasse mais.

 

 

Uma combinação de crise na gestão da saúde no território ianomâmi e o aumento do garimpo ilegal nas terras indígenas levaram à tragédia sanitária revelada nesta semana entre os povos dessa etnia, aponta especialista. Os cuidados com a saúde desses indígenas são feitos por meio de postos com infraestrutura razoável, mas o modelo depende de uma equipe qualificada que vá às aldeias. É nessas visitas que se observa o quadro de saúde das pessoas, vacina as crianças, dá remédio contra vermes, busca sintomas de malária, coleta sangue, coibindo, assim, situações mais complexas quando, então, é preciso remover o paciente aos hospitais da capitalconsiderando a dificuldade de transporte e grandes distâncias. Nos últimos anos, por incompetência ou má intenção, foram indicadas pessoas sem nenhuma experiência em gestão de saúde pública e começou a haver uma precarização da infraestrutura, com redução da equipe de atendimento e consequente diminuição das visitas, e de medicamentos. Situações que eram tratáveis começam a passar a situações complexas, uma criança com uma gripe, vira pneumonia, sem remédios para tratarexplica o pesquisador do Instituto Socioambiental Estêvão Benfica Senra. Para tentar minimizar os efeitos estarrecedores mostrados para o mundo inteiro, o Ministério da Saúde disponibilizou neste domingo um formulário de inscrições para que profissionais de saúde se apresentem para trabalhar voluntariamente no território e estuda acelerar um edital do Programa Mais Médico para recrutar mais pessoas.

 

 

O cadastro é para a Força Nacional do SUS, composta por médicos, enfermeiros e nutricionistas que atuarão de acordo com suas especialidades. Duvido que alguém quetenha visto as imagens não se sentem envergonhados de como irmãos brasileiros são tratados com tamanha indiferença.

 

 

 

EM RIO VERDE PROFESSORES RECEBERÃO O TETO

 

Enquanto o governo de Goiás não garante o pagamento do piso nacional do magistério, o governo teminformado que vai criar uma comissão para avaliar a possibilidade de pagamento do piso, os professores da rede municipal de Rio Verde receberam uma notícia digna de comemoração nesta quarta-feira, 17. Durante o I Circuito Formativo da Rede Pública Municipal de Ensino, o prefeito Paulo do Vale anunciou que o reajuste da categoria será de 15% este ano, acima do Piso Nacional. No ano passado, a Prefeitura de Rio Verde foi uma das poucas no País a cumprir o reajuste de mais de 33% da categoria. Atualmente, a média salarial dos professores da rede municipal é de mais de R$ 7 mil. Professor valorizado aluno melhor preparado.

 

 

 

Coluna escrita por Cairo Santos - Jornalista Político e Esportivo

 

Contato: (64) 98116-3637

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: