quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Coluna Cairo Santos: BAIXA COBERTURA VACINAL CONTINUA PREOCUPANDO AUTORIDADES DE SAÚDE GOIANAS

POR Cairo Santos | 17/07/2023
Coluna Cairo Santos: BAIXA COBERTURA VACINAL CONTINUA PREOCUPANDO AUTORIDADES DE SAÚDE GOIANAS

Fotos: Britto/SES-GO

A

Apesar de o Estado oferecer gratuitamente vacinas para diversas doenças que podem ser evitadas com a vacinação, parte da população goiana continua ignorando o perigo. Graças a vacinação os casos de covid têm caído drasticamente no Brasil mais muitos ainda espalham fake News e trabalham contra a vacina.

 

 

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), está convocando toda a população que ainda não tomou a vacina bivalente contra a Covid-19 a comparecer aos postos de vacinação. Ao todo, são 900 pontos de imunização disponíveis no Estado.

 

 

De acordo com dados do Ministério da Saúde divulgados na semana passada, apenas 656.762 pessoas receberam a vacina em Goiás. O Estado apresenta cobertura vacinal de apenas 11,01%, ocupando a 14ª posição no ranking nacional.

 

 

A gerente de Imunização da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa) da SES, Joice Dorneles, considera preocupante a baixa adesão com a dose de reforço da bivalente. “Essas duas variantes (ômicron) ainda estão em circulação e podem afetar de forma grave as pessoas que não estão devidamente imunizadas”, ressalta.

 

 

A vacina foi liberada para todas as pessoas com mais de 18 anos que já receberam duas doses do esquema primário, com a vacina monovalente, e para aqueles com mais de 12 anos que apresentam comorbidades e que já tomaram duas doses da monovalente. A SES reforça que a aplicação da bivalente é importante para a proteção do agravamento da Covid-19 neste período do ano, frio e seco, que favorece o aumento do número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag).

 

 

A pasta acredita que entre os possíveis motivos para a baixa adesão estão a falta de interesse da população nas informações oficiais baseadas em evidências científicas sobre os benefícios proporcionados pelo imunizante. Além disso, há ainda, a veiculação de notícias falsas que circulam nas redes sociais e em aplicativos de mensagens relacionadas aos efeitos adversos da vacina. Em Rio Verde todas as clínicas da família continua oferecendo gratuitamente a cobertura vacinal para várias doenças que podem ser facilmente evitadas com a vacina. Vamos vacinar galera.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: