sábado, 18 de janeiro de 2025
Foto: Danilo Eduardo/Afipe
Principal festejo religioso de Goiás conta com retorno das romarias e show gratuito com Roberto Carlos.
A devoção dos católicos ao Divino Pai Eterno já é tradição em Goiás e os festejos nas cidades de Rio Verde, Trindade e Guarinos prometem um calendário especial. A data é comemorada no primeiro domingo do mês de julho e cada cidade conta com a sua programação.
Em Guarinos, no norte do estado, romeiros peregrinam para a festa e carreiros levam seus carros de boi até a cidade em festejos similares à tradicional festa de Trindade, iniciando-se sexta-feira agora (22) até o dia 02 de julho.
Em Rio Verde, além de promoverem festejos no santuário, o ponto alto dos atos de fé são as peregrinações até a Igrejinha da Caieira, onde tradicionalmente se é realizada uma missa campal no domingo de encerramento da festa.
Agora, em Trindade, a Capital da Fé do goiano, além do tradicional desfile de carros de bois, também haverá um show de Roberto Carlos, no próximo domingo (25). Outra novidade é que os fiéis poderão visitar as obras da nova basílica da cidade, além disso, novenas, missas especiais e barracas estão nas programações das três festas.
Além da questão religiosa, as festas giram bastante a economia do estado, principalmente com o comércio em torno dos pontos de romaria. Em Trindade por exemplo, a maior edição, em 2019, recebeu mais de 3,2 milhões de turistas durante toda a festa, sendo a segunda maior romaria do país, atrás apenas de Aparecida, e os números só crescem a cada ano, ainda mais com a retomada dos eventos presenciais.
Vale muito à pena participar de festejos, principalmente os de Trindade, onde sagrado e popular estão extremamente ligados. Eu particularmente gosto muito do desfile de carreiros, um aceno forte à tradição rural goiana. E você, já foi a algum desses festejos? Conte para nós!
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Abecat venceu o Goiânia em casa enquanto Atlético e Jataiense não saíram do zero