sábado, 18 de janeiro de 2025
Foto: Divulgação / FICA
Cerrado e Amazônia são os temas da 24ª edição do festival e abertura acontece hoje (13), a partir das 19h, no histórico Cine Teatro São Joaquim.
O já tradicional FICA (Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental) chega a sua 24ª edição, com abertura marcada para hoje (13) e acontece até o dia 18 de junho de 2023, na Cidade de Goiás. O tema deste ano é “Cerrado e Amazônia: Dois Territórios, um Só Futuro”. A programação conta com mostras, oficinas e shows durante todos os dias do evento. O FICA é realizado pelo governo estadual, em parceria com a Secult e a UFG.
Dentre a programação, vários curtas e longas-metragens nacionais e internacionais concorrem em três categorias: Mostra Internacional Washington Novaes, Mostra do Cinema Goiano e Mostra Becos da Minha Terra. Haverá também a apresentação dos cantores Crioulo e Maria Rita. A programação completa pode ser conferida no site oficial do evento.
A grande novidade deste ano, porém, é o acesso do FICATV, pela web e por meio de aplicativos para Android e iOS. A iniciativa é um streaming gratuito, onde pode-se assistir tanto as produções premiadas em edições anteriores (já disponíveis) e as obras que concorrem na atual edição (disponíveis após a abertura do evento).
Tive a oportunidade de estar presente na edição de 2012, como um mero calouro de jornalismo, junto a colegas e professores na 14ª edição do evento. Como um entusiasta do cinema, foi uma experiência surreal, ainda mais por ter tido a homenagem a um grande nome do cinema nacional, o já falecido José Wilker, que admiro muito. Recomendo a quem tiver a oportunidade, que pelo menos uma vez na vida, se permita ter a experiência de viver o FICA, e a aura que emana da histórica Cidade de Goiás durante o evento.
Esse texto não reflete necessariamente a opinião do Jornal Somos.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Abecat venceu o Goiânia em casa enquanto Atlético e Jataiense não saíram do zero