quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Foto: Reprodução/AFIPE
Evento tradicional da “Festa do Pai Eterno”, peregrinação e desfile de comitivas em carros de bois remontam os primórdios da celebração, no século XIX.
Hoje, vamos falar sobre um dos pontos altos da festa do Divino Pai Eterno, em Trindade: o desfile de carreiros! A tradição remonta ao início da devoção na cidade, ainda na década de 1840, quando o casal de lavradores Ana Rosa e Constantino Xavier encontraram, às margens de um córrego no arraial de Barro Preto, atual Trindade, um medalhão com a imagem da coroação de Virgem Maria pela Santíssima Trindade.
Essa descoberta iniciou um movimento de devoção ao Divino Pai Eterno, que se expandiu muito e a cada ano levava mais fiéis à casa dos lavradores. Inúmeros eram os deslocamentos de carros de boi vindos do interior do estado, transportando os sertanejos rumo à casa do casal aos sábados, iniciando assim a tradição.
Na configuração atual da festa, após o início dez dias antes do primeiro domingo de julho, na quinta-feira anterior à data do encerramento da festa, é realizado o desfile no “carreiródromo”, contando com um público vasto, além da presença não só dos carreiros, mas também de peregrinos que viajaram em comitivas montados a cavalo ou em mulas.
Hoje, 29 de junho de 2023, tivemos mais uma edição da passagem das comitivas pelas ruas de Trindade, pedindo sempre a benção do Pai Eterno, renovando a fé e abrilhantando ainda mais a festa. Foram cerca de 300 comitivas e milhares de espectadores.
Vale ressaltar ainda que, segundo o Iphan, a Romaria de Carros de Boi da Festa do Divino Pai Eterno de Trindade foi reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro, em 2016, e inscrita no Livro de Registro das Celebrações, o que reforça a importância da festa para a fé do povo goiano, como a principal romaria do estado e a segunda maior do país, reforçando a força da religiosidade do brasileiro e, em especial, a do goiano.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.