quinta-feira, 18 de abril de 2024

Goiás

Colheita de 15 mil pequis sem espinho deverá ser feita neste ano em Goiás

POR Ana Carolina Morais | 14/09/2021
Colheita de 15 mil pequis sem espinho deverá ser feita neste ano em Goiás

Foto: João de Melo / Empaer-MT

U

Uma pesquisa realizada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) desde 2016, referente à possibilidade de cultivar pequi sem espinhos, está prestes a avançar uma nova etapa em Anápolis, com a colheita de 15 mil frutos prevista para este ano. Antes da produção ser comercializada, os estudiosos ainda farão uma avaliação de resistência a pragas, espaçamento do plantio e formatos de adubação.

 

 

De acordo com o responsável pela pesquisa, o agrônomo Sidney Cunha Andere, em entevista ao O Popular, os pequis sem espinho são inovadores e possuem alta qualidade, com sabor e beleza. “É uma inovação muito interessante. Tem muita gente que gosta do fruto e tem medo de experimentar. Tem até aqueles que são experientes e que vez ou outra se acidentam com os espinhos. Nosso trabalho está satisfatório porque os frutos realmente apresentam uma qualidade interessante, estão bonitos e saborosos”, conta.

 

 

Cada fase do desenvolvimento da planta está sendo acompanhada de forma minuciosa, com os resultados apontando para uma colheita satisfatória. “Sabemos tudo de cada planta, se ela recebeu adubo ou não, de qual clone ela foi criada. Com isso, a gente consegue acompanhar a evolução de cada planta. O estudo é bastante minucioso nesse sentido. (...) Em novembro já é época de início de colheita”, explica o agrônomo.

 

 

Além da ausência dos espinhos, o novo pequi também virá com a cor mais acentuada e com mais polpa. “O pequi melhorado geneticamente nos deu um fruto com uma cor alaranjada muito bonita, mas também com a casca mais fina e resistente. Também observamos que a semente está menor e o pequi mais carnudo, como a gente costuma dizer”, revelou Sidney.

 

 

Segundo a Emater, o estado de Goiás é o terceiro maior produtor de pequi do Brasil. Os dados da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) apontam que safra de 2019 foi acima de 2 mil toneladas e o valor da produção na extração vegetal foi estimada em R$ 3 milhões.

 

 

(Com informações do O Popular)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: