quinta-feira, 21 de agosto de 2025
Último registro de chuva acima de 10 milímetros aconteceu em 24 de junho e situação é preocupante
Foto: Reprodução
As altas temperaturas e a baixa umidade relativa do ar registrada a situação é preocupante em Rio Verde, região sudoeste de Goiás. O município já está há quase 60 dias sem chuvas significativas. O último registro acima de 10 milímetros aconteceu em 24 de junho e de acordo com o climatologista Gilmar Oliveira, o mês de julho teve um acumulado de apenas 2,5 milímetros.
Essas condições são preocupantes, pois as altas temperaturas e a baixa umidade relativa do ar potencializa o risco de queimadas, como explica o climatologista: "O solo está com baixa umidade e isso favorece a propagação do fogo. A vegetação seca e os ventos intensificam o risco. É fundamental evitar qualquer prática de queimada, inclusive descartar bitucas de cigarro."
No país, de acordo com as previsões, as chuvas devem ser retomadas durante o mês de setembro, mas ainda abaixo do esperado e só terá uma maior normalidade em outubro, quando deve se iniciar a safra de soja no estado de Goiás.
Para essa semana, em Rio Verde, a previsão do tempo indica altas temperaturas, com os termômetros podendo chegar a 32ºC de máxima e a umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 20%, o que é crítico para a saúde humana.
*Com informações Rio Verde Rural.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.