quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Apesar de os goianos terem considerado que o final de semana seria com temperatutas baixas (com promessa de 9° C em algumas regiões como Rio Verde), o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cihmego), explicou através de seu gerente, André Amorim, o frio esperado para o final de semana em Goiás não teve tanta intensidade devido ao ar seco que fez com que o ar polar perdesse força.
Para essa semana, o Cihmego destaca que a massa de ar deve prevalecer e que haverá maior amplitude térmica, ou seja, mais diferença entre as temperaturas baixas da manhã e as temperaturas mais elevadas no período da tarde.
“A massa polar perdeu intensidade na subida. Tivemos temperaturas baixas. No final de semana, Goiânia chegou a 13,2 ºC, hoje já tivemos 15ºC pela manhã, mas nada próximo do que aconteceu no mês de maio. No sábado, Rio Verde chegou a 11,5 ºC e Cristalina 11,8 ºC. Teve baixas nas regiões, mas sem que a massa de ar polar tivesse força para chegar com frio imponente no estado”, afirma o gerente do Cihmego, André Amorim.
Ainda segundo Amorim, a umidade relativa do ar deve continuar diminuindo. “No final de semana chegou a 16% na cidade de Goiás, 19% em Mineiros, Iporá 17% e Goianésia 14%, números muito baixos e que demonstram um cenário nada satisfatório, já que a expectativa é chegar até os 12% ao longo da semana”, disse ele.
“A massa de ar seco vai se fortalecendo, e por si só, ela não permite que a frente fria chegue até aqui. O previsto era que a frente fria passasse pela região sudoeste do estado e puxasse a umidade da região Amazônica, mas como a massa de ar seca ficará ainda mais seca, isso impede que a frente fria chegue até o estado. Com isso, há apenas uma pequena possibilidade de chuva para o dia 10, na região sudoeste de Goiás”, acrescentou Amorim.
Fonte: Diário de Goiás e Cihmego
*Matéria produzida voluntariamente por Eduarda Lima e supervisionada pela Editora Camilla Paes.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.