sexta-feira, 29 de março de 2024

Goiás

Cidades goianas registram tremor 3,7 graus na Escala Richter

POR | 16/04/2022
Cidades goianas registram tremor 3,7 graus na Escala Richter

Imagem: Divulgação/Prefeitura

D

Duas cidades goianas tiveram uma programação diferente para esta Sexta-feira da Paixão, dia 15/04/2022. Isso porque pouco antes das 6 horas da manhã os  moradores de Estrela do Norte e Mara Rosa, no Norte de Goiás, acordaram assustados por causa de um tremor de terra.

 

 

Segundo o observatório sismológico da Universidade de Brasília (UnB) o susto foi por conta de um terremoto de 3,7 graus na Escala Richter, também conhecida como escala de magnitude local. Os casos são acompanhados desde 2010, e de lá para cá, este é o 15º terremoto registrado na região Norte do estado.

 

"É possível ser sentido, especialmente pelas comunidades que estejam mais próximas do epicentro. É um tremor que não oferece grandes riscos para a integridade de casas", destacou chefe do observatório sismológico da UnB, Marcelo Rocha.

 

 

De acordo com o também professor da UnB, o epicentro do terremoto foi a 11 km de distância do centro de Estrela do Norte e 30 km de Mara Rosa. Rocha explicou que o tremor pode ser considerado de porte médio para os padrões brasileiros.

 

 

Em relação ao motivo dos acontecidos, o geólogo esclareceu que os tremores na região acontecem porque existe uma falha geológica muito antiga, que acaba comprimida por placas oceânicas.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: