sexta-feira, 26 de abril de 2024

Goiás

China suspende importação de frigorífico em GO e MT após suspeita de Covid

POR | 16/03/2022
China suspende importação de frigorífico em GO e MT após suspeita de Covid

Imagem: Arquivo/Governo do Mato Grosso do Sul

D

De acordo com informações divulgadas pela Administração Geral de Alfândegas da China (GACC, na sigla em inglês), e compartilhadas em reportagem pelo jornal O Globo, foi determinado esta semana a suspensão das importações de carne bovina de dois frigoríficos no Brasil, sendo um deles em Goiás e outro no Mato Grosso. Segundo o documento, essa medida deve valer por duas semanas

 

 

O comunicado aconteceu após algumas embalagens secundárias de produtos das empresas testaram positivo para a Covid-19. A medida de controle sanitário na China vem sendo tomada desde o início da pandemia, mesmo que não haja evidências da contaminação da doença a partir da ingestão de alimentos. No início deste ano, o Conselho Federal de Medicina Veterinária chegou a publicar nova portaria (Portaria Conjunta nº 13) sobre o assunto, atualizando as medidas para prevenção, controle e mitigação dos riscos de transmissão do coronavírus (covid-19) em ambientes de trabalho no setor de laticínios e de abate e processamento de carnes e derivados destinados ao consumo humano.

 

 

Entre outras alterações, a portaria adequa as condutas ao novo protocolo de isolamento estabelecido pelo Ministério da Saúde. Ela é assinada pela pasta, em conjunto com os ministérios do Trabalho e Previdência, e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

 

 

No estado vizinho, a cidade onde está a Unidade é Matupá, e em Goiás, é em Mozarlândia, sendo esta unidade uma das maiores no Brasil. Atualmente, a China é um dos maiores exportadores brasileiros de carne e o segundo maior destino das exportações de frango. Neste ano, o país também tem ampliado as compras dos produtos.

 

 

Agora, a expectativa é que a medida dure o mínimo de tempo possível e assim as exportações sejam normalizadas o quanto antes.

 

 

 

(Com informações do Jornal O Globo)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: