quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Goiás recebeu na madrugada de hoje, sexta-feira (02/04) a remessa esperada de 266,8 mil doses de vacina contra a Covid-19, sendo 25 mil da Astrazeneca e 241,8 mil da Coronavac. A previsão, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, é que essas doses cheguem aos municípios a partir de segunda-feira (05).
Entretanto o uso delas não será de continuidade nas aplicações atuais - para forças da segurança e salvamento e idosos ainda não vacinados. De acordo com a orientação que foi dada pelo Ministério da Saúde, elas serão usadas integralmente na aplicação da 2ª dose.
“Por orientação do Ministério da Saúde, sem ter ainda a garantia da chegada de mais insumos, recebemos a determinação de que toda essa remessa será para aplicação da segunda dose”, disse o governador Ronaldo Caiado.
Desta forma, as doses da Coronavac serão aplicadas em quem recebeu as doses dos dois últimos lotes recebidos, que foram usados todos como primeira dose. E a remessa da Astrazeneca será aplicada nas pessoas vacinadas em janeiro com doses do mesmo laboratório.
Entretanto Caiado já afirmou que há a previsão da chegada de novos estoques na próxima semana para que a vacinação com a primeira dose seja continuada. O governador aproveitou para pedir responsabilidade aos goianos em relação à segunda dose da vacina.
“É fundamental que as pessoas tenham responsabilidade de ir aos postos de saúde para receber a segunda dose”, alertou Caiado, e acrescentou, “A segunda dose, sim, é capaz de fazer com que o organismo suporte o ataque do vírus”, durante coletiva à imprensa, ao lado do secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino.
Ismael Alexandrino fez o mesmo apelo do governador e destacou a importância da manutenção dos protocolos rígidos de segurança sanitária, principalmente neste momento em que os municípios cumprem a segunda etapa do decreto estadual, que estabelece a abertura do comércio por 14 dias.
“Pedimos que a população tenha consciência e nos ajude nesse enfrentamento, fazendo o seu papel: evite aglomerações, não saia sem a máscara facial, utilize álcool em gel, compareça aos postos de saúde para tomar a segunda dose”, listou Alexandrino. “Como diz o governador, o Estado pode muito, mas não pode tudo. Nós só conseguiremos superar a pandemia com a ajuda de todos”, acrescentou.
Fonte: Secretaria de Comunicação - Governo de Goiás
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.