sábado, 18 de janeiro de 2025

Goiás

Celg GT pretende solucionar crise energética em Goiás

POR Jornal Somos | 07/08/2019
Celg GT pretende solucionar crise energética em Goiás

Redação Jornal Somos

O

O governador Ronaldo Caiado e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Adriano Rocha Lima, se reuniram nesta terça-feira, dia 06, com a bancada goiana no Congresso Nacional, em Brasília, para discutir soluções para a crise energética causada pela ineficiência da Enel. Entre as propostas discutidas está a de usar a Celg GT, de forma emergencial, para atuar na distribuição de energia.

 

O secretário Adriano da Rocha Lima explicou que a Celg GT, que é uma geradora de energia, se encarregaria de investir também na rede de distribuição com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Sustentável (BNDES). A empresa que cuida da geração teria acesso à rede da Enel e passaria a ter a responsabilidade de fazer as ampliações necessárias. Para isso, o BNDES daria uma linha de crédito de até R$ 2 bilhões”, esclareceu.

 

Com esse investimento na rede, 480 megawatts seriam recuperados, dentro de uma ação emergencial. Em contrapartida, a Enel deverá aumentar a parte da tarifa que hoje é transferida para a Celg GT, de forma proporcional ao investimento realizado.

 

O deputado federal José Mario Schreider também comentou a reunião, que, salientou, ocorreu no sentido de buscar uma solução, principalmente em curto prazo, para o fornecimento de energia. "Existe uma energia reativa, que é aproveitamento da energia através da instalação de equipamentos nas subestações de rebaixamento, onde poderia se aproveitar até 480 megawatts de energia elétrica reativa. Isso ajudaria muito a melhorar o fornecimento e o governador veio buscar apoio no sentido que temos uma empresa, a Celg GT, que poderia trabalhar nessa linha", explicou José Mário.

 

A reunião com a bancada foi realizada logo após o encontro do governador com o presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Rodrigo Maia, e com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

 

Os próximos passos serão a formalização da proposta e a espera pelo posicionamento da Enel.

 

 Leia Mais

MP-GO, Defensoria Pública e Procon-GO protocolam ações civis públicas contra a Enel Goiás

Cassação de concessão da Enel é uma possibilidade nos planos de Goiás

Governo busca solução contra a Enel em reunião hoje (30)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: