sexta-feira, 26 de abril de 2024

Goiás

Casos suspeitos de varíola dos macacos sobem para 5 em Goiás

POR Ana Carolina Morais | 07/07/2022
Casos suspeitos de varíola dos macacos sobem para 5 em Goiás

Foto: Pixabay

A

A quantidade de casos suspeitos de varíola dos macacos no estado de Goiás subiu para cinco. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), até o momento ainda não foram confirmados casos da doença, e os outros dois casos que já haviam sido notificados foram descartados.

 

 

Entre os atuais cinco casos suspeitos, três são de residentes de Goiânia e dois de Aparecida de Goiânia. As amostras dos pacientes foram enviadas ao Laboratório Estadual Central de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO), sendo que algumas também foram encaminhadas à Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

 

Enquanto aguardam o resultado das amostras, os pacientes estão em isolamento domiciliar e sendo acompanhados pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMS) de suas respectivas cidades.

 

 

A varíola dos macacos é uma doença viral endêmica, com transmissibilidade moderada entre os seres humanos, vinda do continente Africano. Segundo o Ministério da Saúde (MS), são considerados casos suspeitos aqueles em que a pessoa apresente erupções cutâneas no corpo, febre e inchaço dos gânglios. No Brasil, já são 106 casos confirmados.

 

 

Macacos mortos em Senador Canedo

 

Nesta semana, na cidade de Senador Canedo, dois macacos foram encontrados mortos, com sinais de agressão. A suspeita da prefeitura do município é de que os animais foram atacados por moradores com medo da varíola dos macacos.

 

 

“Um deles foi encontrado com sinais de trauma na entrada da cidade, colocado em uma placa. O outro tinha alguns sinais menores de trauma e foi encontrado em um bosque a cerca de 3 km de onde o primeiro foi achado”, contou Isabella Lauria, médica veterinária e chefe de Bem-Estar Animal da Agência Municipal do Meio Ambiente.

 

 

Os especialistas explicam que os macacos não são reservatórios da doença. De acordo com a médica infectologista e diretora clínica do Hospital de Doenças Tropicais (HDT), Camila Freire, os macacos não são hospedeiros da doença, apesar de poderem se infectar com o vírus pode outras origens.

 

 

Caso seja identificado que os macacos foram mortos por moradores, os responsáveis pela atitude poderão responder pelo crime de maus-tratos, conforme informou a prefeitura de Senador Canedo.

 

 

(Com informações do Mais Goiás e g1 Goiás)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: