terça-feira, 23 de abril de 2024

Goiás

Casos de varíola dos macacos em Goiás e compra de vacinas

POR Jornal Somos | 09/08/2022
Casos de varíola dos macacos em Goiás e compra de vacinas

Divulgação

N

No boletim epidemiológico divulgado ontem (8), pela Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO), mostra que o Estado já têm 51 casos confirmados da varíola dos macacos (monkeypox). Os 13 novos pacientes são todos homens, com idades entre 23 e 43 anos, e moradores de Goiânia.

 

  Além disso, a pasta já aguarda o resultado dos exames de 165 pacientes. Outros 35 casos foram descartados. E quatro pacientes contaminados já receberam alta médica. Os casos confirmados estão concentrados em: Goiânia (44), Aparecida de Goiânia (4), Inhumas (1), Itaberaí (1) e Luziânia (1).

 

Nesta terça-feira (9), o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que o Brasil deve adquirir 50 mil doses da vacina contra varíola dos macacos. Não foi dada nenhuma previsão de quando será feita a compra.

 

 "Num primeiro momento [a vacina] será destinada aos profissionais de saúde que lidam com material contaminado. À medida que surgirem evidências, e se for necessário ampliar, todo mundo vai ter que se preparar para ofertar vacinas em maior quantidade", afirmou Marcelo Queiroga.

 

Segundo Queiroga, o Ministério da Saúde tem fortalecido as frentes de vigilância epidemiológica contra a varíola dos macacos. Segundo ele, a quantidade de laboratórios aptos a realizar testes da doença será ampliada em todo o Brasil, mas, no momento, a ideia é fomentar a prevenção na própria população.

 

 

Fontes: G1

 

*Matéria produzida voluntariamente por Eduarda Lima e supervisionada pela redação do Jornal Somos 

 
Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: