sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) na última sexta-feira (9) revelam que 324 pacientes foram diagnosticados com varíola dos macacos (monkeypox) no Estado até o momento. O número mostra um aumento de 5,4 vezes nos casos em comparação com o mês de Agosto.
Os dados divulgados revelaram 482 casos suspeitos e 44 prováveis. Outros 318 foram descartados. Do total de registros, 97,5% são de homens (316 pacientes) e 2,5% de mulheres (8).
A cidade com maior quantidade de casos, é Goiânia com 249 diagnósticos positivos, em seguida Aparecida com 31 casos, Valparaíso (9) e Anápolis (7).
Ao todo a doença foi detectada ainda nas cidades de Inhumas (4), Jataí (4), Caldas Novas (2), Luziânia (2), Planaltina (2), Uruaçu (2), além de Águas Lindas de Goiás, Anicuns, Aragoiânia, Bom Jesus de Goiás, Campos Belos, Cidade Ocidental, Cristalina, Itaberaí, Novo Gama, Rio Verde, Santa Helena de Goiás e Senador Canedo, cada uma com um caso registrado.
A partir do dia 14 de setembro, a SES-GO deve iniciar os testes para detecção de casos. As amostras serão colhidas pelo Laboratório de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiro (Lacen) da própria SES. Os kits chegaram no Estado no último dia 8 e estão sob o comando da secretária.
Os testes anteriormente eram feitos em Brasília, agora sendo feitos em Goiás, o resultado sairá mais rápido. As informações foram dadas pelo titular da pasta, Sandro Alessandro.
Fontes: Mais Goiás e Diário do Estado
*Matéria produzida voluntariamente por Eduarda Lima e supervisionada pela jornalista Camilla Paes
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Abecat venceu o Goiânia em casa enquanto Atlético e Jataiense não saíram do zero