quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg)/Senar publicou um alerta sobre a doença ferrugem para a safra da Soja. Isso por que no começo da safra de soja 2020/2021 no Brasil, em relação à ferrugem asiática, foi tranquilo, já que o clima não colaborava para que a doença avançasse muito.
Entretanto, nos primeiros 15 dias de janeiro, essa história mudou e os casos registrados explodiram em quase todos os estados, fazendo com que o país atingisse, até agora, o maior número de casos da doença das últimas cinco safras. Isso porque, até o dia 15 de janeiro, os casos já reportados da doença atingiram 192 no site do Consórcio Antiferrugem, liderado pela Embrapa. No início de janeiro, o país computava apenas 88 casos, mostrando que o avanço neste curto espaço de tempo foi maior até do que já se tinha acumulado desde o início da safra. Vale destacar ainda que esse número é o maior (até 15 de janeiro) desde a safra 2016/2017, quando o país acumulava 133 casos da doença. No ano passado, por exemplo, que foi um com os menores números de ferrugem, nesta mesma época a quantidade de casos não passava de 54. (Confira os dados abaixo)
Segundo o Consórcio Antiferrugem, já foram reportados casos da doença em 11 estados:
Aproveitasse a tempo que o Laboratório de Fitopatologia do Sindicato Rural do Produtor de Rio Verde tem o compromisso de auxiliar o produtor rural no controle e identificação dos casos. Além de diagnosticar a ferrugem asiática, o laboratório também acompanha o banco de dados do Consócio Antiferrugem, uma parceria público-privada que reúne pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento em soja e que têm o papel de captar demandas por informações junto à pesquisa.
A análise é realizada para qualquer produtor rural sem custo algum. O laboratório funciona no Sindicato Rural (SR) de Rio Verde, na Casa do Produtor das 08: 00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00.
Fonte: Canal Rural com adaptações do Sistema Faeg/Senar e SRPRV
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.