quinta-feira, 28 de março de 2024

Goiás

Casos de dengue em 2022 alarmam Goiás após dois pacientes morrerem com nova cepa

POR Jornal Somos | 23/06/2022
Casos de dengue em 2022 alarmam Goiás após dois pacientes morrerem com nova cepa

Imagem: Arquivo/SES-GO

D

Desde o mês passado, o Estado de Goiás vem se preocupando com os dados e índices crescentes dos casos de dengue. Principalmente quando observasse a nível nacional, em que o Estado está na parte superior do ranking dos Estados que mais registram casos de dengue em 2022. A cada 100 mil habitantes, 1,3 mil têm ou tiveram a doença, segundo atualização feita esta semana pela própria Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO). A região centro-oeste vem liderando no número de casos de dengue.

 

 

E nesta semana a pasta ainda divulgou um novo momento de importância e alarmante. Duas pessoas morreram em decorrência da cepa da dengue do tipo genótipo 2 do sorotipo 2 (cosmopolita), conhecida como a cepa mais transmissível do mundo. De acordo com a SES, as vítimas moravam em Trindade e Aparecida de Goiânia.

 

 

Em comunicado complementar ainda informou que além das duas vítimas, outros cinco casos da nova cepa foram confirmados, sendo 3 de Goiânia, 1 de Aragoiânia e 1 em Aparecida. Entre todos os casos incluindo as duas vítimas fatais, segundo a pasta, 1 deles foi encontrado em amostra coletada no ano passado, e os demais detectados em amostras coletadas neste ano.

 

 

A Secretaria lembra que, desde de 2019 vem sendo coletadas amostras. Antes do Brasil, apenas o Chile havia confirmado casos da cepa da dengue. O vírus possuiu quatro sorotipos, sendo eles: 1, 2, 3 e 4. Cada um deles pode ser dividido em vários genótipos, ou linhagens. O genótipo cosmopolita é uma das seis linhagens do sorotipo 2, conforme explica a SES.

 

 

No Brasil os prováveis casos já ultrapassa 1 milhão, e acumulando 504 pessoas mortas pela doença, outras 364 mortes estão sendo investigadas. O número de casos equivale a 200% em relação a 2021.

 

(Fonte: SES-GO)

 

ESSA MATÉRIA FOI PRODUZIDA VOLUNTARIAMENTE PELO ACADÊMICO LUIGI ANGELLO E EDITADA PELA JORNALISTA CAMILLA PAES

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: