sexta-feira, 29 de março de 2024

Goiás

Caso de coronavírus é descartado em Goiás

POR Jornal Somos | 30/01/2020
Caso de coronavírus é descartado em Goiás

Reprodução/TV Anhanguera

N

Nesta quinta-feira (30), a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) descartou a suspeita de coronavírus em paciente que deu entrada no Hospital de Doenças Tropicais (HDT), em Goiânia. De acordo com o órgão, o caso “não se enquadra” nos parâmetros da doença, devido à mulher, de 63 anos, não apresentou febre em nenhum momento. As informações são do G1.

 

No Brasil, há nove casos suspeitos de coronavírus nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Ceará. Esses dados são referentes ao período de 18 a 29 de janeiro. Os dois casos em Santa Catarina foram descartados pela Secretaria de Saúde do estado.

 

Em nota enviada nesta quinta-feira (30), a SES-GO informou que a mulher esteve em Macau, região autônoma da China, em dezembro de 2019, quando ainda não havia casos suspeitos nem confirmados na região.

 

Ainda foi destacado no comunicado que a secretaria contatou o Ministério de Saúde (MS) e foi informada que o caso será excluído “por não se enquadrar nos critérios definidos para a doença”.

 

A idosa chegou ao hospital na noite de ontem (29), dirigindo seu próprio carro. Ela afirmou que estava com tosse e dificuldades para respirar. Porém, a secretaria disse que a paciente não apresenta mais os sintomas e receberá alta.

 

Antes da suspeita, a SES-GO já havia começado a colocar em prática protocolos de monitoramento contra o vírus. De acordo com a superintendente de vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim, o plano é semelhante ao implantando em 2009 para combater e epidemia de H1N1.  O protocolo é baseado em três pilares: vigilância epidemiológica, assistência e comunicação.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: