quinta-feira, 25 de abril de 2024

Campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher é aderida por Conselho goiano e Câmara dos Deputados

POR Ana Carolina Morais | 20/11/2021
Campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher é aderida por Conselho goiano e Câmara dos Deputados

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A

A campanha dos “21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”, realizada anualmente em aproximadamente 150 países, foi aderida pelo Conselho Estadual da Mulher de Goiás e pela Câmara dos Deputados. A iniciativa, que acontece no Brasil desde 2003, ainda incorpora à campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” o “Dia da Consciência Negra”, pois a mulher negra é duplamente vulnerável.

 

 

No estado de Goiás, o lançamento da campanha foi realizado na sexta-feira (19). O objetivo da medida é engajar a sociedade não apenas em discurso, mas também em ações. Por isso, serão feitas campanhas de arrecadação de absorventes, sabonetes, creme dental e escova dental nas secretarias/entidades e órgãos públicos e ainda em entidades da sociedade civil, para serem distribuídos à mulheres em situação de rua, em ocupações e em vulnerabilidade social.

 

 

A arrecadação no estado de Goiás, motivada pela campanha, acontecerá até o dia 30 de novembro, enquanto os itens serão entregues entre os dias 1 e 10 de dezembro. Além deste trabalho, também ocorrerão lives e rodas de conversa presenciais, organizadas pelos mesmos órgãos que irão arrecadar os objetos à doação, com o objetivo de debater a violência contra a mulher e os mecanismos para superá-la.

 

 

Pela Câmara dos Deputados estão previstos encontros, discussões e demais ações entre os dias 18 de novembro e 10 de dezembro. Na sexta (19), por exemplo, já foi realizado um debate com o tema “A mulher e a regulamentação das eleições de 2022 – Contribuições para a Redação das Resoluções do TSE”.

 

 

A conversa sobre as questões relativas à violência contra a mulher é convocada, pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1991. Mundialmente, a campanha é de 16 dias de ativismo e se inicia todo dia 25 de novembro, que é Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher, entretanto, no Brasil, o período se estendeu para 21 dias como forma de destacar a dupla discriminação vivida pelas mulheres negras, começando a época de debate todo dia 20 de novembro, data da Consciência Negra.

 

 

(Com informações da Casa Civil do Estado de Goiás e da Agência Câmara de Notícias)

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: