quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Começou hoje, sexta feira (20/11), a campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher. Várias entidades e órgãos apoiam a causa que acontece anualmente em 159 países. Os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da violência Contra a Mulher começam pelo Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro. Inclui o Dia Internacional de Combate à Violência Doméstica, em 25 de novembro, e o Dia Internacional dos Direitos Humanos, em 10 de dezembro.
Um dos que órgãos que já organizou apoio é o Ministério Público de Goiás (MP-GO) que participará de mobilização educativa e de massa. As ações foram decididas em uma reunião virtual do Núcleo de Gênero do MP-GO que deliberou pela realização de um webinário (seminário on-line) com o tema Políticas Públicas e o Protagonismo da Mulher na Ruptura do Ciclo de Violência, no dia 25 de novembro, data que marca o Dia Internacional de Combate à Violência Doméstica. O evento terá como palestrantes os promotores de Justiça e integrantes do núcleo Rúbian Corrêa Coutinho e José César Naves de Lima Júnior, referências em Goiás e no Brasil sobre a matéria.
Além do webinário, será gravado um podcast, transmitidas algumas lives com promotores, psicólogos e convidados de outros Estados que atuam na área, contemplando questões práticas na proteção e defesa da mulher em situação de violência. A programação prevê também reuniões regionais com os promotores do interior do Estado e a criação de grupos de estudos sobre violência doméstica voltados para os aspectos criminais e de direitos humanos que envolvem o tema.
Outra instituição que já montou sua programação foi a Câmara dos Deputados, que por meio da Secretaria da Mulher e da Primeira-Secretaria, montou uma programação especial, com o objetivo de conscientizar a população a respeito dos diferentes tipos de agressão cometidos contra meninas e mulheres. A iniciativa, empreendida no Brasil desde 2003, incorpora à campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” o “Dia da Consciência Negra”, celebrado em 20 de novembro, em alusão à dupla vulnerabilidade da mulher negra. Confira a seguir programação completa da Câmara, que será transmitida pelo e-Democracia, pela TV Câmara e pelo canal da Câmara no YouTube:
Programação
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.