quinta-feira, 25 de abril de 2024

Campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher começa hoje em Goiás, Brasil e Mundo.

POR | 20/11/2020
Campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher começa hoje em Goiás, Brasil e Mundo.

Imagem: Bancários/DF

C

Começou hoje, sexta feira (20/11), a campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher. Várias entidades e órgãos apoiam a causa que acontece anualmente em 159 países. Os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da violência Contra a Mulher começam pelo Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro. Inclui o Dia Internacional de Combate à Violência Doméstica, em 25 de novembro, e o Dia Internacional dos Direitos Humanos, em 10 de dezembro.

 

 

Um dos que órgãos que já organizou apoio é o Ministério Público de Goiás (MP-GO) que participará de mobilização educativa e de massa. As ações foram decididas em uma reunião virtual do Núcleo de Gênero do MP-GO que deliberou pela realização de um webinário (seminário on-line) com o tema Políticas Públicas e o Protagonismo da Mulher na Ruptura do Ciclo de Violência, no dia 25 de novembro, data que marca o Dia Internacional de Combate à Violência Doméstica. O evento terá como palestrantes os promotores de Justiça e integrantes do núcleo Rúbian Corrêa Coutinho e José César Naves de Lima Júnior, referências em Goiás e no Brasil sobre a matéria.

 

 

Além do webinário, será gravado um podcast, transmitidas algumas lives com promotores, psicólogos e convidados de outros Estados que atuam na área, contemplando questões práticas na proteção e defesa da mulher em situação de violência. A programação prevê também reuniões regionais com os promotores do interior do Estado e a criação de grupos de estudos sobre violência doméstica voltados para os aspectos criminais e de direitos humanos que envolvem o tema.

 

 

Outra instituição que já montou sua programação foi a Câmara dos Deputados, que por meio da Secretaria da Mulher e da Primeira-Secretaria, montou uma programação especial, com o objetivo de conscientizar a população a respeito dos diferentes tipos de agressão cometidos contra meninas e mulheres. A iniciativa, empreendida no Brasil desde 2003, incorpora à campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” o “Dia da Consciência Negra”, celebrado em 20 de novembro, em alusão à dupla vulnerabilidade da mulher negra.​ Confira a seguir programação completa da Câmara, que será transmitida pelo e-Democracia, pela TV Câmara e pelo canal da Câmara no YouTube:

 

 

Programação

 

 

  • 20/11 (Sexta)
    15h – Debate “A saúde da mulher negra na pandemia”
    16h30 – Oficina de turbantes com @Olégario.turbantes – a arte de empoderar cabeças

 

  • 25/11 (Quarta)
    11h – Lançamento da campanha e Painel I – Debate “Violência contra a mulher na pandemia”

 

  • 27/11 (Sexta)
    15h – Debate sobre as “Vítimas do Essure”

 

  • 30/11 (Segunda)
    15h – Painel II – Debate sobre “Violência Institucional”
    16h – Painel III – Debate sobre “Violência contra vulneráveis”

 

  • 04/12 (Sexta)
    15h – Balanço das Eleições e Violência Política de Gênero

 

  • 06/12 (Domingo)
    Ação na Internet com o uso das tags #EuMeComprometo e #HomensPeloFimDaViolênciaContraAsMulheres;

 

  • 10/12 (Quinta)
    15h – Entrega da Premiação do Concurso sobre Lei Maria da Penha e encerramento dos 21 dias de ativismo

 

 
Outro órgão da Justiça que já divulgou suas atividades para o projeto foi a Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), que durante este período publicará em suas redes sociais depoimentos de vítimas assistidas pelo Núcleo Especializado de Defesa e Promoção dos Direitos da Mulher (Nudem). Segundo a mesma nota, também serão postadas frases que promovam a reflexão sobre o machismo estrutural e como é possível evitar relacionamentos abusivos.Até 10 de dezembro, que é celebrado o Dia Internacional dos Direitos Humanos, serão expostas diariamente situações de violência doméstica, abusos psicológicos, patrimoniais, físicos e sexuais. De acordo com a Defensoria, o objetivo é de dar voz às mulheres agredidas e evitar que essa condição se perpetue.
 
 
 
No Atlas da Violência o estado de Goiás apresenta que o número de estupros registrados mais do que triplicou entre 2011 e 2016, segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Nesse período, a quantidade de casos oficialmente registrados no Sinan saltou de 257 para 861. No Brasil, também houve aumento de 12.087 casos, em 2011, para 22.918, em 2016. O ano é o mais recente com dados sobre estupro no Atlas da Violência.
 
 
 
Fonte: Agência Câmra, MP-GO e DPE-GO
Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: