terça-feira, 30 de dezembro de 2025
Reprodução
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) atualizou a previsão do tempo e informou que a onda de calor que atinge parte do Brasil deve perder força a partir da noite desta terça-feira (30), com término previsto para quarta-feira (31). Embora o fenômeno tenha sido mais intenso em estados como São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro, Goiás também sente os efeitos do calor extremo, especialmente durante as tardes.
Classificada pelo Inmet como um evento de “grande perigo”, a onda de calor elevou as temperaturas em diversas regiões do país. Em Goiás, os termômetros têm registrado máximas próximas ou acima dos 30°C, cenário típico de verão, mas potencializado pela atuação de sistemas de alta temperatura e baixa nebulosidade.
Com a dispersão da onda de calor, a previsão indica que o Centro-Oeste, incluindo Goiás, continuará com calor ao longo da semana, porém com maior presença de umidade, o que favorece a formação de pancadas de chuva isoladas, principalmente no período da tarde e da noite.
Durante a virada do ano, a tendência é de chuvas mais frequentes em Goiás, ao contrário de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde a probabilidade de precipitação é menor e o céu deve permanecer parcialmente nublado. Apesar da possibilidade de chuva, o calor deve persistir, exigindo atenção da população com hidratação e exposição ao sol.
Em outras regiões do país, o Inmet aponta queda gradual das temperaturas, com destaque para a Região Sudeste, onde a capital paulista registrou 37,2°C no último domingo, além de aumento de 27% nos atendimentos por insolação e efeitos do calor. No Sul e Sudeste, frentes frias e instabilidades aumentam o risco de temporais nos próximos dias.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.