sábado, 18 de janeiro de 2025
Imagem: Divulgação/Assessoria
Anunciado ontem mesmo, segunda-feira (09/01), pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), o sistema prisional goiano colocou aproximadamente 270 vagas à disposição do Poder Judiciário no Presídio Estadual de Águas Lindas de Goiás e na Central de Triagem, no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia para ser utilizado pela Polícia. De acordo com o anúncio, as vagas são para possíveis detidos em razão dos atos antidemocráticos contra os Três Poderes ocorridos em Brasília no domingo (08/01).
“Nós, em Goiás, não vamos aceitar qualquer ato de vandalismo ou de criminalidade que venha a colocar em risco nosso sistema democrático”, disse o governador ao comentar que a destruição causada em Brasília foi consequência de uma “omissão das forças policiais do Distrito Federal”.
Paralelamente ao anúncio, o vice-governador, Daniel Vilela (MDB), esteve em Brasília como representante do governador, em reunião com o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
"Ontem mesmo e hoje o governador Ronaldo Caiado determinou que todas as todas as forças de segurança do estado que pudessem estar atenta de prontidão e trabalhando de forma compartilhada com as forças de segurança nacional, no sentido de coibir qualquer nova atitude por parte desses vândalos e criminosos", disse Daniel Vilela.
O vice-governador, que passou parte do dia representando o estado de Goiás na reunião com os demais governos estaduais e com o governo federal, explicou que o encontro foi uma forma de "reafirmar o apoio a democracia".
Desde o começo das reações o Estado de Goiás tem se destacado, inclusive sendo citado diretamente pelo atual Ministro da Justiça, Flávio Dino, em Live ainda na noite de domingo. Caiado determinou, como medida preventiva, o reforço na segurança de prédios públicos goianos, como o Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Ministério Público, Tribunais de Contas e Defensoria Pública.
O estado goiano também está monitorando, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), pelo menos três rodovias. Ainda segundo o governador de Goiás, 60 policiais estão posicionados no Entorno do Distrito Federal e preparados para atuar no reforço da segurança de Brasília, caso sejam convocados pela Força Nacional.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Abecat venceu o Goiânia em casa enquanto Atlético e Jataiense não saíram do zero