sábado, 18 de janeiro de 2025

Caiado lança plano de contingência durante período de chuvas para 14 municípios goianos

POR Luigi Angello | 01/11/2022
Caiado lança plano de contingência durante período de chuvas para 14 municípios goianos

Redação Jornal Somos

U

Um plano de contingência para o período chuvoso em Goiás chamado “Operação Nordeste Solidário”, foi lançado pelo governador, Ronaldo Caiado, nesta segunda-feira (31/10), durante uma coletiva de imprensa, e contará com ações do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, várias secretarias e órgãos do governo.

 

O plano de contingência, será implementado em pelo menos 14 cidades na região nordeste do Estado, devido terem sido afetadas em períodos chuvosos anteriormente. 

 

As cidades que serão atendidas pelo plano são Cavalcante, Nova Roma, Alto Paraíso, São João D`Aliança, Água Fria de Goiás, Niquelândia, Mimoso de Goiás, Formosa, Uruaçu, Hidrolina, São Luiz do Norte, Pilar de Goiás, Teresina de Goiás e Itapaci.

 

De acordo com o governador, pesquisas indicam que cerca de 19 mil pessoas podem ser afetadas com o efeito das chuvas, por essa razão o plano está em andamento e contará com ações nas áreas de infraestrutura, social, saúde e outras frentes essenciais para evitar desastres e possíveis danos, além de garantir a segurança dos goianos.

 

A operação foi realizada com base em dados levantados pela Defesa Civil e pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), a partir das ocorrências registradas na última temporada de chuvas, quando 24 cidades goianas decretaram situação de emergência. De acordo com Caiado, neste ano, algumas cidades podem registrar até 500 milímetros de chuva.

 

“Existe uma previsão de chuvas com maior intensidade do que a média, que é de 80 a 120 milímetros, em 70 municípios no estado de Goiás, mas, em 14 municípios [a previsão é de chuvas] com incidência mais alta, com comprometimento maior de volume de chuvas”, disse Caiado. 

 

Apesar da operação estar visando esses 14 municípios classificados com maior chance de risco, o governador salienta que  outras cidades que possivelmente sejam afetadas com as chuvas também serão atendidas.

 

 

Com informações do G1

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: