quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Na manhã desta quinta-feira (17/02), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, inaugurou a reforma e ampliação do Centro de Tecnologia e Capacitação (Centrer) da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater). De acordo com o governo, as obras do espaço foram retomadas em novembro de 2020, com investimento de R$ 3.795.799,31 da atual gestão.
Entre as autoridades do setor, estiveram presentes, presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais, primeira-dama Gracinha Caiado; o deputado federal e presidente da Faeg, Zé Mário Schreiner; o presidente da Emater-GO, Pedro Leonardo; secretário de Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Tiago Mendonça; secretário estadual da Retomada, César Moura; Fernando Freitas, diretor de operações da GoiásFomento; Fausto de Andrade Ribeiro, presidente do Banco do Brasil; superintendente do Senar-Goiás; entre outros representantes estaduais, regionais e municipais.
Em sua fala, Zé Mario lembrou que o órgão tem uma grande importância quanto à extensão dos produtores, principalmente quanto aos pequenos, e que no passado por muitas dificuldades e que hoje isso se mostra diferente.
“Quando a gente trabalha em sinergia, as coisas avançam de forma mais sólida e consolidada”, resumiu o deputado e presidente da Faeg.
No discurso o governador demonstrou muita satisfação com os recursos que estavam sendo ofertados e pelo número de envolvidos nos projetos à aos produtores dessa região.
"Quem não tem condições, e muitas vezes foram levados a algumas situações e lá estão, e precisam deste apoio, destes recursos, de receberem estas estruturas", descreveu Caiado.
Além da inauguração, durante a solenidade, foram assinados junto ao Banco do Brasil quatro contratos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), na modalidade Custeio. Esta é a primeira vez que a linha de crédito é destinada a produtores integrantes do Projeto Cerveja de Mandioca, que foi um dos Projetos aclamado na fala das autoridades.
Na programação ainda aconteceu a assinatura de dois protocolos de intenções. O primeiro, entre a Emater e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), tem o objetivo de fortalecer a cadeia de fruticultura em Goiás, por meio de ações voltadas diretamente ao agricultor familiar. Já o segundo, entre Emater e Retomada, visa a execução de cursos voltados para a agricultura familiar.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.