segunda-feira, 21 de julho de 2025

Goiás

Caiado chama empresários para defender exportações goianas contra tarifas dos EUA

POR Ana Carla Oliveira | 21/07/2025
Caiado chama empresários para defender exportações goianas contra tarifas dos EUA

Governador Ronaldo Caiado (UB) e presidente da Fieg, André Rocha Foto: Reprodução Redes Sociais

O

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) anunciou neste domingo (20), direto do Japão, uma reunião emergencial com empresários goianos para a próxima terça-feira (22), às 14h, no Palácio das Esmeraldas. O objetivo é discutir estratégias de enfrentamento às novas tarifas comerciais que os Estados Unidos passarão a impor ao Brasil a partir de agosto.

 

O anúncio foi feito por meio de um vídeo publicado nas redes sociais, onde Caiado aparece ao lado do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), André Rocha, durante missão internacional no Japão. As novas medidas norte-americanas incluem uma tarifa de 50% sobre todos os produtos importados do Brasil, o que acendeu um alerta no setor produtivo goiano, especialmente entre as empresas que exportam para os Estados Unidos.

 

“Essas tarifas e represálias preocupam todos os empresários brasileiros. Em Goiás, também estamos atentos. Por isso, o governador está convocando os empresários afetados para discutirmos alternativas que minimizem os efeitos danosos dessas medidas”, destacou André Rocha.

 

Ronaldo Caiado criticou a inércia do governo federal diante das medidas e anunciou que Goiás tomará providências locais para minimizar os impactos. “Já que o governo federal não assumiu nenhuma ação concreta, nós assumiremos. Vamos cuidar das empresas, dos empregos, das famílias goianas. Vamos pra cima”, afirmou.

 

Entre as medidas já adiantadas pelo governador está a criação de uma linha de crédito com juros abaixo da taxa de mercado, voltada especialmente para empresas que sofrerem prejuízos com as novas tarifas americanas.

 

A reunião convocada por Caiado será aberta a representantes de todos os segmentos do setor produtivo: indústria, comércio e serviços. O foco principal será ouvir os empresários que exportam para os EUA e avaliar soluções práticas para manter a competitividade das empresas goianas no cenário internacional.

 

“Determinamos que a primeira reunião envolva toda a área empresarial do estado de Goiás, todos os setores diretamente penalizados por essa nova medida”, concluiu o governador.

 

*Com informações Mais Goiás

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: