sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
O Governo de Goiás realiza, neste sábado (20) e domingo (21), o Mutirão Iris Rezende. Uma das maiores ações já realizadas pelo governo estadual, acontecerá na Praça da Feira do Setor Morada do Sol, localizada na Avenida Mangalô, Região Noroeste de Goiânia. E o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, prometeu estar presente durante os dois dias de programação.
O nome dado ao evento foi uma escolha e forma de homenagem a ser feita ao político recém falecido. “Essa é a marca do Iris: gostava de conviver com o povo, se sentia cada vez mais motivado com a presença das pessoas ao seu lado e, indiscutivelmente, foi uma grande escola”, afirmou Caiado ao destacar que o líder político promovia a “política do bem-estar” das pessoas”.
A abertura aconteceu logo na manhã deste sábado, às 8h, quando o governador inaugurou de obras e assinou atos. Na sequência fez a entrega dos primeiros cartões do Mães de Goiás na capital. Foram beneficiadas cerca de três mil mulheres, que têm filhos entre zero e seis anos de idade. Além disso, mais de 1 mil famílias serão atendidas com ações de regularização fundiária. Ainda na manhã de sábado, estudantes matriculados em escolas da região participam de aulão preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio e 200 Chromebooks são entregues. O governador também vistoria os estandes que oferecem serviços do Poder Público Estadual e terá, inclusive, um gabinete itinerante.
Durante o evento, o governador assina duas ordens de serviço para execução de novas obras de saneamento básico nesta região. No local, também será inaugurada, oficialmente, a ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário da Região Noroeste, que soma investimentos de mais de R$ 16 milhões, incluindo a implantação de oito mil ligações domiciliares e 132,2 km de redes coletoras. O benefício é para mais de 34 mil moradores de 11 bairros. Está previsto ainda na manhã de Sábado, Caiado vistoria os Centros de Reservação Curitiba I e II. Essas unidades, que já estão prontas para entrar em operação, ampliarão a reservação de água para mais 7 milhões de litros. O investimento foi de R$ 5 milhões.
O evento ainda vai dedicar espaço para popularização da ciência e tecnologia, com exibição de robôs, drones e outras ferramentas de inteligência artificial. O foco é a divulgação de atividades desenvolvidas em Goiás e contribuir para a promoção do conhecimento científico junto à comunidade em geral. Na temática ambiental, os atendimentos envolvem doação de mudas de plantas nativas do Cerrado, além de exposição de ações educativas, de monitoramento climático, combate a incêndio e programas ambientais do Executivo.
A iniciativa é uma homenagem ao ex-prefeito de Goiânia e ex-governador Iris Rezende. A programação congrega diversos órgãos da estrutura estadual com o propósito de levar serviços diretamente ao cidadão, com foco na comunidade local. “Quero montar algo que não se possa apagar da história política de Goiás. Enquanto for governador do Estado, o mutirão do Iris vai existir”, assegurou o governador Ronaldo Caiado.
Trabalho
Na sequência, o governador retorna à Praça da Feira. Como já era tradição no tempo de Iris Rezende, o mutirão oferecerá, em um só lugar, uma série de atendimentos. Somente nos totens do Expresso, plataforma de atendimento digital do Vapt Vupt, com auxílio de servidores da Secretaria da Administração (Sead), os cidadãos podem acessar mais de 20 opções de atendimento de forma simples e rápida.
Já o Atende Mais do Vapt Vupt tem expectativa de realizar cerca de 500 atendimentos. Entre eles, emissão de primeira e segunda via de CPF, de boletos do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás (Ipasgo) e de Imposto sobre Veículos Automotores (IPVA), além de recadastramento da Goiás Previdência (Goiasprev). Outros serviços, como emissão de Carteira de Identidade e CNH, serão realizados pelos órgãos responsáveis, como Secretaria de Segurança Pública (SSP) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO).
Na saúde, por exemplo, as pessoas terão acesso a consultas e exames oftalmológicos, testagem para Covid-19, vacinação, aferição de pressão arterial e de glicemia. Quem visitar a estrutura também terá à disposição corte de cabelo, registro de certidões de nascimento, casamento e de óbito, bem como alteração para nome social e retificação de nome. Ainda estarão disponíveis emissão de passaporte do idoso, carteira do deficiente e carteira do autista. Mudas de hortaliças e de árvores nativas do Cerrado serão distribuídas à população.
Agenda Cultural
A programação contempla ainda apresentações de música, arte circense, dança e artes visuais para os moradores da região Noroeste. Com presença permanente nos dois dias de evento, estão a Gibiteca Jorge Braga, Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) Itinerante, entre outros.
No sábado, às 8h, apresentaram o violinista Lukas Santana e a Orquestra de Violeiros. Às 10h, a Banda Sinfônica Jovem de Goiás levou ao público repertório eclético. A apresentação do grupo de Street Dance Basileu França, da Escola do Futuro, fecha a programação matinal. A partir das 16h, sobe ao palco o Corpo Circense Basileu França.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Abecat venceu o Goiânia em casa enquanto Atlético e Jataiense não saíram do zero