sexta-feira, 26 de abril de 2024

Goiás

Cai número de veículos irregulares nas ruas de Goiás

POR Jornal Somos | 01/07/2019
Cai número de veículos irregulares nas ruas de Goiás

Assessoria

&

 

Um trânsito seguro se faz com pessoas conscientes e veículos aptos a transitarem. Para que isso seja possível, é necessário que se desenvolvam tecnologias de segurança e, mais que isso, que elas estejam em pleno funcionamento.

 

A resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) veio no sentido de garantir essa proteção à população, já que institui a vistoria veicular nos órgãos de trânsito estaduais.

 

Para se ter uma ideia, só neste ano já foram apreendidos 564 veículos em Goiás. A empresa é concessionária do serviço público de vistoria veicular no Estado de Goiás e foi a primeira no Brasil a realizar o serviço em conformidade com a norma. De acordo com a Polícia Civil de Goiás, desde o início do trabalho houve redução de 70% no número de veículos irregulares.

 

Durante a vistoria são verificados a autenticidade da identificação do veículo e da sua documentação; a legitimidade da propriedade; se os veículos dispõem dos equipamentos obrigatórios e se estão funcionando; e se as características originais dos veículos foram modificados e, caso constatada alguma alteração, se esta foi autorizada e regularizada. Desta forma, não circulam carros e motos que possam trazer algum perigo à sociedade graças à violação de sistemas de segurança ou ausência de adequação mecânica, por exemplo.

 

 

Se ligue nos cuidados na hora de comprar um veículo usado!

 

Antes de adquirir um veículo usado, algumas medidas podem garantir que se esteja fazendo um bom negócio. O preço não pode ser o único fator avaliado, mas também a procedência e as condições do produto.

 

Qualquer pessoa pode estar sujeita a adquirir um carro ou moto adulterado ou roubado e sequer sabe disso. Os cuidados são importantes para assegurar que os compradores não sejam punidos e prejudicados injustamente.

 

Para regularizar a transferência de propriedade, uma das etapas é a vistoria veicular junto ao Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO). Neste momento, são verificados todos os itens, desde setas e faróis, até funcionamento do motor e regularização de documentos.

 

Estando tudo certo, é emitido um laudo único realizado por meio eletrônico. Como os sistemas estaduais são interligados ao da Sanperes, é possível detectar irregularidades no registro ou informações de furto e roubo, por exemplo.

 

A recomendação é que o pagamento integral ao vendedor seja realizado apenas após a vistoria, afastando qualquer dúvida por parte do comprador.

 

Com a aprovação do veículo, é possível seguir com o processo de regularização de documentos junto ao Detran. Entretanto, aproximadamente 25% de todas as vistorias são reprovadas. Neste caso, o proprietário tem 30 dias para regularizar e voltar, sem precisar pagar a mais por isso.

 

De 2011 a 2015, apenas 150 veículos furtados foram identificados e encaminhados aos donos.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: