quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Começa a valer hoje (9) em Goiás, o Cadastro Positivo Compulsório. Com ele, a partir de agora, as informações sobre o histórico financeiro dos consumidores serão fornecidas automaticamente para empresas de crédito como Serasa e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).
De acordo com informações do Procon Goiás, o cadastro foi instituído pela Lei Complementar 166, de abril deste ano. Esses dados serão utilizados como critérios para fixação de notas de crédito a cada consumidor e servirão como referência na tomada de empréstimos e realização de crediários, entre outras operações.
Segundo o órgão, através desse cadastro vai ser possível saber dívidas, atrasos de pagamento, cartão de crédito, empresas e sua capacidade financeira de arcar com as contas.
O cadastro positivo já existe no país, mas a inclusão na lista dependia da autorização prévia do consumidor. De acordo com a lei, serão avaliados os dados financeiros e de pagamentos, relativos a operações de crédito. Mas, para quem não quer ter os dados incluídos no cadastro positivo, é possível pedir a retirada através do SPC, Serasa e outros órgãos de análise de crédito.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.