quinta-feira, 28 de março de 2024

Goiás

Cadastro Positivo Compulsório começa a valer hoje (9) em Goiás

POR Jornal Somos | 09/07/2019
Cadastro Positivo Compulsório começa a valer hoje (9) em Goiás
C

Começa a valer hoje (9) em Goiás, o Cadastro Positivo Compulsório. Com ele, a partir de agora, as informações sobre o histórico financeiro dos consumidores serão fornecidas automaticamente para empresas de crédito como Serasa e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

 

De acordo com informações do Procon Goiás, o cadastro foi instituído pela Lei Complementar 166, de abril deste ano. Esses dados serão utilizados como critérios para fixação de notas de crédito a cada consumidor e servirão como referência na tomada de empréstimos e realização de crediários, entre outras operações.

 

Segundo o órgão, através desse cadastro vai ser possível saber dívidas, atrasos de pagamento, cartão de crédito, empresas e sua capacidade financeira de arcar com as contas.

 

O cadastro positivo já existe no país, mas a inclusão na lista dependia da autorização prévia do consumidor. De acordo com a lei, serão avaliados os dados financeiros e de pagamentos, relativos a operações de crédito. Mas, para quem não quer ter os dados incluídos no cadastro positivo, é possível pedir a retirada através do SPC, Serasa e outros órgãos de análise de crédito.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: