sexta-feira, 26 de abril de 2024

Bombeiros de Goiás lançam plataforma digital para análises de projetos de segurança

POR Jornal Somos | 14/12/2018

O velho carimbo dará lugar à assinatura digital, as pesadas pastas e outros documentos, agora estarão ao acesso de um clique

Bombeiros de Goiás lançam plataforma digital para análises de projetos de segurança

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Esta semana o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás apresentou em solenidade de lançamento a ferramenta digital de Projetos de Segurança Contra Incêndio e Pânico. A Análise Digital vai proporcionar maior agilidade, economia processual, além de transparência nas atividades de prevenção realizadas pela Corporação em todo Estado.

 

Atribuição do Corpo de Bombeiros Militar, expressamente fixada pela Constituição Estadual de 1988, a análise de projetos é um valioso instrumento na busca pela prevenção de incêndios e situações de pânico no Estado de Goiás. Atualmente, o processo de análise se inicia com o protocolo da pasta física do projeto junto ao Corpo de Bombeiros e é finalizado com o carimbo e assinatura do analista de projetos, sendo regido pelas Normas Técnicas que emanam da Lei que instituiu o Código Estadual contra Incêndio e Pânico. Seguindo a tendência de desburocratização estatal, a digitalização de processos dará um importante passo rumo ao futuro da prevenção contra incêndio e pânico.

 

O velho carimbo dará lugar à assinatura digital, as pesadas pastas e outros documentos, agora estarão ao acesso de um clique. A digitalização do processo resultará em maior celeridade na tramitação e levará a uma considerável economia tanto para o contribuinte, quanto para o Estado, em termos de tempo, gastos com papel, tinta, deslocamentos, ligações etc. Outro benefício colhido é uma maior transparência, já que os interessados poderão acompanhar no ambiente digital todo o processo de análise. A ferramenta será implementada a partir de 1º de janeiro de 2019 e o período de transição do método analógico para o digital está previsto para durar seis meses.

 

Em entrevista cedida ao Jornal, o Cap. Wiliam Alves Diniz Júnior que é Subcomandante do 4° Batalhão de Bombeiro Militar falou sobre como a plataforma digital ajudará o solicitante e os bombeiros nesse processo.

“A Análise Digital já era um pedido e uma ansiedade tanto do Bombeiro quanto do contribuinte. Temos um problema que é o processo físico, onde o solicitante tem de se deslocar com uma pasta cheia de documentos impressos, assinados por engenheiros e proprietários, e se as vezes esquecer algum documento terá de deslocar novamente e durante esses deslocamentos têm os desencontros como o trânsito por exemplo. Também enfrentamos a questão ambiental por conta da impressão dos papeis, quando ocorre de haver correções todos aqueles documentos precisam ser imprimidos novamente. Então é um gasto grande para o contribuinte, é um gasto de tempo, de deslocamento até para o Bombeiro também. A Análise Digital está vindo para isso, pensando em economia e na questão ambiental.”

 

Cap. William destaca que a Análise Digital terá uma fiscalização maior da análise de todo o processo, “tanto o responsável técnico quanto o proprietário terão acesso direto ao processo e vão receber por e-mail cada passo que o processo der, se o processo for finalizado e estiver pronto para ser retirado no quartel vão receber a mensagem de imediato e não precisarão vir no quartel para assinar porque até a assinatura passará a ser digital, e se caso a pessoa não puder retirar no quartel poderá imprimir todo o documento de onde ele estiver. Acontecia muito de dar a sensação de que demora muito para sair uma aprovação de projeto no bombeiro, o que queremos é acabar com essa sensação” concluiu ele.

 

 

 

 

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