quinta-feira, 18 de abril de 2024

Goiás

Bloqueio em rota de Belarus impede exportação de fertilizantes ao Brasil

POR | 02/03/2022
Bloqueio em rota de Belarus impede exportação de fertilizantes ao Brasil

Imagem: Thinkstock/Divulgada pelo Sistema Faeg/Senar/Ifag/

Q

Quando o assunto guerra entre a Rússia e Ucrânia virou tema, mesmo antes da invasão de Putin ao país vizinho, já havia uma grande preocupação com os relacionamentos comerciais entre o Brasil e os países envolvidos, principalmente quanto aos itens de importação e exportação da Agricultura e Pecuária brasileira.

 

 

E agora, com 07 (sete) dias de confronto militar, começam a acontecer alguns dos pontos. De acordo com a Embaixada de Belarus em Brasília, a venda de fertilizantes agrícolas ao Brasil está suspensa. Em nota, a diplomacia bielorussa afirma que o fornecimento teria sido interrompido por causa de um bloqueio feito pela Lituânia.

 

“Os fertilizantes bielorussos ocupam 20% do mercado no Brasil e seu fornecimento foi interrompido devido ao bloqueio do trânsito da Lituânia através de seu território até o porto de Klaipeda (Lituânia), que tem sido historicamente utilizado para enviar fertilizantes potássicos de Belarus para o Brasil”, diz a Embaixada de Belarus enviada à CNN nesta terça-feira (1º).

 

 

O mesmo comunicado ainda informou que a suspensão seria por conta de um impedimento de fronteiras da Lituânia, reflexo das sanções acontecidas como reflexo da Guerra Rússia/Ucrânia.

 

“O lado lituano proibiu o trânsito sob pretextos políticos rebuscados e declarou que o trânsito de fertilizantes de potássio bielorussos para o Brasil, entre outras coisas, ameaçava a segurança nacional da Lituânia”, completa a nota.

 

 

Até o momento o Ministério da Agricultura e Pecuária ou o Itamaraty não emitiram nenhuma nota de posicionamento sobre o tema. Mas vale lembrar que, segundo o Ministério da Economia, o país fornece pouco mais de 3% do produto utilizado pelo agronegócio brasileiro. O principal fornecedor do produto para o Brasil é a Rússia, com mais de 20%, o qual ainda não oficializou o assunto mas gera uma segunda preocupação. O Brasil é o maior importador mundial do produto, com cerca de 13% de todo o volume comprado pelo planeta.

 

 

Desde o começo do conflito armado, o governo brasileiro demonstrou receio de que as possíveis interrupções das exportações pela Rússia e pela Belarus elevem o preço do produto, prejudicando a safra brasileira deste ano. Por isso, inclusive, tentando evitar o cenário negativo, o governo brasileiro tem discutido aumentar a importação de países como Canadá e Irã, já que não tem atualmente estoque suficiente no país.

 

 

 

(Com informações da CNN, G1 e Metrópole)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: