sábado, 20 de abril de 2024

Goiás

Bispo de Goiás tem renúncia aceita por Papa

POR Jornal Somos | 12/09/2018
Bispo de Goiás tem renúncia aceita por Papa

Divulgação

D


De acordo com um anunciado publicado pelo Vaticano e divulgado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), hoje (12), o Papa Francisco acatou o pedido de renúncia de Dom José Ronaldo, que foi acusado de desviar R$2 milhões em dízimos da Diocese de Formosa, no Entorno do Distrito Federal, juntamente com outros cinco padres.


“O Santo Padre Francisco aceitou a renúncia do governo pastoral da diocese de Formosa (Brasil) apresentada por S.E. Dom José Ronaldo Ribeiro e nomeia administrador apostólico de Formosa S.E. Dom Paulo Mendes Peixoto, Arcebispo Metropolitano de Uberaba”, informa o comunicado.
No comunicado da CNBB, foi colocado uma biografia de Dom José Ronaldo dizendo:

 


Dom José Ronaldo nasceu no dia 28 de fevereiro de 1957, em Uberaba (MG). Estudou Filosofia e Teologia no Seminário Maior Nossa Senhora de Fátima, em Brasília (DF). Foi ordenado presbítero no dia 5 de maio de 1985, também em Brasília. Tomou posse como pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Sobradinho, no dia 1º de junho de 1985. Por lá desempenhou várias iniciativas e realizações.
Foi nomeado bispo de Janaúba (MG) em 6 de junho de 2007. Recebeu a ordenação episcopal no dia 28 de julho de 2007, em Sobradinho (DF) e tomou para si o lema : “In corde legem meam” – Minha lei no coração (Jr. 31, 31-34). Sua posse na diocese se deu em 25 de agosto de 2007.
Em setembro de 2014, dom José Ronaldo foi nomeado bispo de Formosa (GO). Tomou posse na diocese no dia 22 de novembro do mesmo ano.


A prisão

O religioso foi preso em março deste ano. Na época, a Igreja saiu em sua defesa. Porém, a situação mudou durante as investigações e após o início das audiências para julgamento do caso. Nessa segunda, em depoimento à Justiça, o padre João Manoel Lopes, vigário-geral e um dos clérigos designados a gerenciar a igreja no Entorno do DF, revelou que José Ronaldo embolsou até o dinheiro das crismas.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: