sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Pela dedicação e apoio ao aleitamento materno, durante a pandemia da Covid-19, a equipe do Banco de Leite Humano do Hospital Estadual da Mulher (Hemu), antigo Hospital Materno Infantil (HMI), recebeu o Certificado de Reconhecimento da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano.
O Banco de Leite do Hemu dispõe de leite humano para recém-nascidos prematuros e de baixo peso, e para bebês cujas mães que não podem amamentar por motivos de saúde. A unidade recebe doações de mães com excedente de leite, que fazem a doação no próprio local ou armazenam o produto em casa.
Para realizar a coleta do material, o Banco de Leite Humano conta com o apoio do Corpo de Bombeiros de Goiás, que coloca veículo e profissionais de apoio à disposição da instituição. Assim, as voluntárias vão até as residências das doadoras e, além de coletar o leite, fazem um trabalho de orientação às mães. Após ser coletado, o leite é analisado e pasteurizado para que fique em condições sanitárias para o consumo. O leite é então congelado, podendo ficar armazenado por seis meses.
A unidade é pioneira na realização de atividades voltadas para a conscientização da importância do aleitamento materno e da doação de leite humano, o que explica a certificação de “Hospital Amigo da Criança”, concedida por meio da Iniciativa do Hospital Amigo da Criança (Ihac), e idealizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Unicef.
(Fotos: Arquivo/Secom-GO e Marilane Correntino/IGH)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Abecat venceu o Goiânia em casa enquanto Atlético e Jataiense não saíram do zero