quarta-feira, 24 de abril de 2024

Goiás

Banco de Leite estadual recebe Certificado de Reconhecimento Nacional

POR Thais Cabral | 05/02/2022
Banco de Leite estadual recebe Certificado de Reconhecimento Nacional

Imagem: Divulgação/Governo de Goiás

P

Pela dedicação e apoio ao aleitamento materno, durante a pandemia da Covid-19, a equipe do Banco de Leite Humano do Hospital Estadual da Mulher (Hemu), antigo Hospital Materno Infantil (HMI), recebeu o Certificado de Reconhecimento da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano.

 

 

O Banco de Leite do Hemu dispõe de leite humano para recém-nascidos prematuros e de baixo peso, e para bebês cujas mães que não podem amamentar por motivos de saúde. A unidade recebe doações de mães com excedente de leite, que fazem a doação no próprio local ou armazenam o produto em casa.

 

 

Para realizar a coleta do material, o Banco de Leite Humano conta com o apoio do Corpo de Bombeiros de Goiás, que coloca veículo e profissionais de apoio à disposição da instituição. Assim, as voluntárias vão até as residências das doadoras e, além de coletar o leite, fazem um trabalho de orientação às mães. Após ser coletado, o leite é analisado e pasteurizado para que fique em condições sanitárias para o consumo. O leite é então congelado, podendo ficar armazenado por seis meses.

 

 

A unidade é pioneira na realização de atividades voltadas para a conscientização da importância do aleitamento materno e da doação de leite humano, o que explica a certificação de “Hospital Amigo da Criança”, concedida por meio da Iniciativa do Hospital Amigo da Criança (Ihac), e idealizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Unicef.

 

 

 

(Fotos: Arquivo/Secom-GO e Marilane Correntino/IGH)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: