quinta-feira, 25 de abril de 2024

Goiás

Balanço apresentado pela FAEG projeta melhorias para 2019

POR Jornal Somos | 20/12/2018
Balanço apresentado pela FAEG projeta melhorias para 2019

Reprodução

O

O balanço da agropecuária 2018 foi apresentado na manhã desta quinta-feira (20) durante ‘Coletiva de Imprensa’, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), em Goiânia. A entidade salienta que, em meio de uma avalanche de dúvidas nos cenários econômico e político, a agropecuária goiana, apesar de todas as dificuldades, ainda foi protagonista em 2018.

 

Entre os principais pontos a se comemorar está o desempenho da safra de soja (2017/18) – melhor resultado da história em Goiás – e a geração de mais de 10 mil empregos – de janeiro a outubro – resultado 7,3% maior do que em 2017. De acordo com a Faeg, 2018 foi um ano de muitos desafios, mas apesar disso o setor se mostrou persistente e conseguiu extrair bons resultados. Força que abre caminho também para um ciclo com perspectivas mais positivas para 2019.

 

O setor teve avanços importantes, como destaca o diretor executivo do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), Edson Novaes. Ao mesmo tempo em que a produção brasileira de grãos na safra 2017/18 fechou em 228,3 milhões de toneladas, cerca de 4% menor do que a anterior, por conta da queda de 17% no milho, causada pela seca e menor área plantada na safra de verão. A soja ampliou o resultado em 4,6%, com o recorde de 116 milhões de toneladas no Brasil.

 

Com relação à produção goiana, a área plantada teve aumento de 1%. Mas houve queda de 2,8% na produção de grãos. Porque o milho, como no País, não foi bem e a produção recuou 15,9%, também em função de aspectos climáticos e mercadológicos.

 

Há desafios grandes com relação à retomada de consumo interno e externo e há uma grande expectativa de que reformas sejam aprovadas pelo governo federal. Segundo o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) José Mário Schreiner, há ainda questões antigas, como segurança rural e maior investimento em infraestrutura para escoar produção, que persistem como pontos de atenção para o setor.  

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: