quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Nesta segunda-feira (07/06), mais uma ação foi realizada como sequência da preocupação e alerta hídrico da bacia do Paraná, umas das principais fontes de água no Sul e Sudoeste goiano. Desta vez, uma portaria da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), foi publicada no Diário Oficial da União para criar um grupo que deverá acompanhar a situação da bacia hidrológica do Paraná, em estado crítico por causa da falta de chuvas no país.
Este é mais um desdobramento depois da resolução da agência, de 1º de junho de 2021, que declarou situação crítica dos recursos hídricos na Região Hidrográfica do Paraná até 30 de novembro de 2021.
O Grupo Técnico de Assessoramento da Situação da Região Hidrográfica do Paraná (GTA-RH Paraná) será composto pela própria ANA, por representantes das administrações estaduais do Goiás, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, estados que por conta está distribuída a Bacia. Além das autoridades oficiais, ainda ficou aberto que eventuais representantes ambientais possam ser convidados.
Segundo informa o documento publicado, entre os objetivos está o acompanhamento da situação, a identificação de impactos sobre os usos da água na região e a elaboração a acompanhamento de medidas “transitórias de prevenção e mitigação de impactos sobre os usos da água, incluindo condições temporárias para a operação de reservatórios”.
Um dos motivos do nervosismo com o assunto é que essa região inclui parte dos maiores produtores de cana-de-açúcar, grãos e carnes do Brasil, entre outros produtos.
Além da ANA, fazem parte:
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.