quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Foto: Reprodução
As Autorizações Eletrônicas de Viagem (AEVs) para menores desacompanhados ou acompanhados de apenas um responsável atingiram recorde de emissões no primeiro semestre de 2024. Com a chegada das férias escolares, a demanda por esse documento deve aumentar ainda mais.
Dados do primeiro semestre de 2024 mostram um aumento de 92% na solicitação do ato em comparação ao mesmo período de 2023, e um crescimento de 664% em relação ao primeiro semestre de 2022. Foram emitidas 336 AEVs nos primeiros seis meses deste ano, em contraste com 175 no mesmo período do ano passado. Em 2022, foram emitidos apenas 44 documentos. Em junho de 2024, houve 76 solicitações no estado, totalizando 962 desde o início do serviço online.
A AEV permite que o menor ou acompanhante acesse o documento via aplicativo de celular e apresente o QR code nos guichês dos aeroportos, evitando a perda de documentos impressos e possibilitando a atualização constante de dados e permissões. Os responsáveis podem cancelar a autorização a qualquer momento e à distância.
Desde agosto de 2021, é possível fazer a Autorização de Viagem de forma eletrônica, com reconhecimento de firma por videoconferência. O documento pode ser emitido digital ou fisicamente e é validado no guichê da companhia aérea por meio de QR code.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.