quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Foto: Freepik
O número de municípios goianos com surto de diarreia aguda subiu de 16 na semana passada, incluindo a capital, para 74 nesta segunda-feira (26). A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) informou que o aumento se deve ao resultado de exames em outras cidades, e não necessariamente a um crescimento no número de casos.
Até o momento, foram registrados 12.205 casos nos 74 municípios afetados. Em 2024, Goiás já notificou 160.417 casos isolados de diarreia aguda em todo o estado. Segundo a SES-GO, o aumento de casos é esperado durante os meses de agosto e setembro. A superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim, destacou em entrevista coletiva que a predominância do rotavírus nas amostras coletadas chamou a atenção.
Ela explicou que a transmissão ocorre principalmente de pessoa para pessoa, "de forma oral/fecal". "Às vezes a pessoa vai ao banheiro e não higieniza bem as mãos, depois manuseia um alimento ou compartilha um copo", explicou Flúvia, enfatizando a facilidade de contágio. Ela ainda reforçou a importância de as pessoas com sintomas evitarem o trabalho ou a escola, e lembrou que há vacinas disponíveis contra o rotavírus.
Veja a lista de cidades de Goiás que registraram surto de diarreia:
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.