quinta-feira, 18 de abril de 2024

Goiás

Atividades do Programa Detranzinho são retomadas

POR Thais Cabral | 05/10/2021
Atividades do Programa Detranzinho são retomadas

Imagem: Divulgação/ Agência Cora Coralina

O

O Departamento Estadual de Trânsito através da Escola Pública de Trânsito, realiza a retomada com as atividades do programa Detranzinho, que busca formar multiplicadores de conhecimento. A comunidade escolar pode participar de palestras presenciais ou online e atividades pedagógicas, afim de incentivar comportamentos seguros no trânsito com metodologia do Aprender Fazendo, da Lego Education.

 



O programa estava suspenso por causa da pandemia do coronavírus. A retomada conta com uma remodelagem que tem intuito de garantir que as medidas de prevenção sejam cumpridas e que otimize os recursos, garantindo a absorção dos conteúdos abordados. Segundo a gerente de Educação para o Trânsito, Pablynne de Carvalho Melo, as experiência na Semana Nacional de Trânsito foram executadas com sucesso.

 

 

A dinâmica do programa Detranzinho conta com palestras educativas, no qual os alunos recebem orientações sobre a segurança e legislação de trânsito, desta forma o programa busca preparar as crianças e adolescentes a se protegerem e exercerem sua cidadania no trânsito como ciclista, pedestre e passageiro. Outra atividade, realizada conforme a faixa etária, é a Minha Cidade Legal (um tapete pedagógico com seis quadrantes para que alunos sejam incentivados a montar de forma lúdica uma mini-cidade), e Cidade para Todos – Nível I e II.

 

 

O programa conta também com uma maquete de seis metros quadrados, que é construída com blocos de montar Lego. A maquete tem as principais características das vias de uma cidade. Na mini-cidade há ainda semáforos computadorizados, estação de câmeras de monitoramento de tráfego e outros dispositivos automatizados, por onde, os participantes podem guiar um carrinho de controle remoto.

 

 

Pablynne de Carvalho explica que o programa pode ser levado às escolas, como ocorria no formato anterior, ou as escolas podem levar os alunos para participarem das atividades na sede do Detran-GO na Cidade Jardim, em Goiânia. A exceção, é a maquete que ficará montada na sede da autarquia.

 

 

Para levar o Detranzinho à escolas de outras cidades gratuitamente, é necessário que os interessados enderece ofício ao presidente do Detran-GO, protocolando-o na sede do Detran-GO ou em uma Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran).

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: