terça-feira, 23 de abril de 2024

Após solicitações da Faeg o conselho do FCO aprova benefícios para suinocultores de Goiás

POR Thais Cabral | 30/09/2021
Após solicitações da Faeg o conselho do FCO aprova benefícios para suinocultores de Goiás

Imagem: Divulgação/Sistema Faeg/Senar/Ifag

A

A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) realizou nesta quinta-feira (30) reunião da Câmara Deliberativa do Conselho de Desenvolvimento do Estado (CD/CDE), onde foram aprovadas duas solicitações da federação, com apoio do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO), em prol dos suinocultores de Goiás.

 

 

A primeira solicitação foi referente a destinação de recursos, conforme a disponibilidade do FCO, em especial para as adequações que os suinocultores de Goiás terão que realizar, para atender a Instrução Normativa – IN 131 do Ministério da Agricultura, que instituiu parâmetros de bem estar animal.

“De acordo com essa IN, todas as granjas que necessitarem de ampliação ou expansão, terão de realizar essas adequações até o fim de 2025. Devido o intermédio da Faeg , o CDE/FCO aprovou a destinação de recursos para o atendimento do pleito, anualmente de 2022 à 2025, de acordo com a disponibilidade de recursos e de acordo com cronograma de atendimento”, explicou Edson Novaes, diretor executivo do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag).

 

 

A segunda aprovada refere-se à correção dos valores de referência para retenção de matrizes suínas com amparo da linha para essa finalidade. O benefício é semelhante com o aprovado pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso - CODEM.

 

“Tal medida se faz necessária, para amenizar a situação de crise por que vem passando o suinocultor do Estado de Goiás, face à alta dos custos de produção, que em muitos casos tem inviabilizado a atividade. Nesse sentido, tal correção objetiva disponibilizar os recursos necessários para que o produtor possa arcar com esse aumento dos custos de produção”, reforça Edson.

 

 

Além de outros assuntos definidos na reunião, foram aprovadas um total de 69 cartas consultas do setor rural, com investimentos no valor total de mais de R$ 69 milhões de reais, gerando e/ou mantendo 161 empregos diretos.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: