terça-feira, 01 de julho de 2025
Foto: Reprodução G1
Foi concluída na noite de segunda-feira (30/06) a complexa operação para remoção da carreta bitrem que caiu na represa Três Marias, no município de Morada Nova de Minas, região conhecida como Porto Novo. O acidente, ocorrido na última sexta-feira (27), mobilizou diversos órgãos públicos e exigiu ações técnicas delicadas para evitar riscos ambientais e explosões.
A carreta, que transportava 35 mil litros de etanol, afundou parcialmente ao tentar sair da balsa. Antes da retirada do veículo, equipes do Corpo de Bombeiros realizaram a drenagem total do combustível. Durante o processo, foi necessário lançar jatos de água no tanque da carreta para dispersar vapores inflamáveis, prevenindo a formação de focos de ignição.
A operação envolveu esforços conjuntos do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA), da Capitania Fluvial de Minas Gerais, da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), da Polícia Civil e do Ministério Público.
Segundo os bombeiros, a ação foi concluída com sucesso e sem registro de feridos. Também não houve danos ao meio ambiente, segundo avaliação preliminar das autoridades.
A Capitania Fluvial de Minas Gerais determinou o embargo da balsa envolvida no acidente, que só poderá voltar a operar após uma vistoria técnica. Já a PMMA e o Corpo de Bombeiros informaram que os boletins de ocorrência e autos de infração serão finalizados ainda nesta semana. Esses documentos serão enviados aos órgãos ambientais para análise e definição de medidas preventivas para futuros casos.
O incidente, apesar de não ter causado vítimas, acendeu o alerta sobre os riscos no embarque e desembarque de veículos pesados em travessias fluviais, especialmente em áreas com histórico de movimentação intensa como o Porto Novo.
*Com informações G1
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
De acordo com o IPTL, combustível teve preço médio de R$ 6,38 no País, apenas 0,05 mais barato do que a média de maio