sexta-feira, 26 de abril de 2024

Goiás

Aplicativo que monitora infectados por coronavírus em Goiás começa a funcionar

POR | 20/07/2020
Aplicativo que monitora infectados por coronavírus em Goiás começa a funcionar

James Mateus / Jornal Somos

O

O aplicativo para Smartphone, Dados do Bem, que ajuda a monitorar contaminados pelo novo coronavírus (Covid-19) em Goiás, passa a estar a partir de hoje, segunda-feira (20), disponível para download gratuito, tanto na Play Store, quanto na Apple Store, sendo assim, compatível com sistemas Android e iOS. A ferramenta não necessita de dados móveis para funcionar.

 

Dentro do aplicativo o usuário responde a um questionário sobre sintomas relacionados à Covid-19 e outro sobre comorbidades que podem agravar a doença, como diabetes, problemas cardíacos, pulmonares e renais. Com as respostas, o app apresenta um resultado informando se a pessoa pode estar contaminada ou não, e caso aponte que sim, o usuário é direcionado para um teste imediatamente, inclusive com o local do teste já defino pelo aplicativo, bastando o paciente apresentar o QR Code gerado.

 

A princípio, o app funciona apenas em 78 municípios goianos selecionados pela Secretaria Estadual de Saúde, entre eles, Rio Verde. Essas cidades receberão do governo equipamentos para testagem em massa, através do teste RT-PCR, considerado padrão ouro para diagnosticar a doença. Caso seja confirmada a contaminação pelo vírus, o usuário deverá informar o nome das pessoas que teve contato no dia a dia, para que elas também recebam uma mensagem de texto no celular, solicitando que também realizem o teste. Já em caso de resultado negativo, é recomendado que o usuário deixe o app instalado para que possa acompanhar as estatísticas da região.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: